Axis amplia opções de controladoras de acesso IP

A Axis Communications expandiu seu portfolio com o lançamento de uma nova controladora de acessos. A controladora AXIS A1601, que trabalha com os protocolos seriais Wiegand e OSDP, agrega a possibilidade de manter o sistema num ambiente totalmente digital, sem qualquer interface serial do mundo analógico.

Ao administrar os acessos via rede, é possível superar uma limitação típica de sistemas analógicos: a necessidade de conexão física. No ambiente IP, a conexão é lógica, com dispositivos que conversam entre si através de portas virtuais. Assim, os dispositivos de leitura de credenciais, como terminais para reconhecimento facial e leitura de placas, podem estar num local, enquanto os pontos de acesso, como portas, catracas e cancelas, podem estar em outro local.

Com a possibilidade de criar sistemas de controle de acesso 100% digitais, a Axis acelera o processo global de migração tecnológica e viabiliza inovações para a gestão de acessos como o uso de códigos QR, identificação de pessoas por leitura biométrica, ou controle de acesso veicular.

Essa ampla variedade de aplicações com fácil integração é possível graças aos padrões abertos do produto e à aderência ao padrão ONVIF de interoperabilidade. A controladora possui dois relés e quatro portas I/O, para facilitar a integração com alarmes de incêndio, botões e outros dispositivos. Além de reduzir custos com cabeamento ao dispensar conexões físicas, o produto é alimentado por PoE+, o que elimina mais cabos.

Pensada para organizações de todos os tamanhos, a nova opção de controladora de acesso alcança 70 mil credenciais gerenciáveis de forma descentralizada. Em caso de falha no servidor, a controladora segue atuando com as 70 mil credenciais armazenadas em si, mesmo com o sistema off-line e mesmo que uma parte do sistema descentralizado tenha caído. Na prática, essa descentralização gera maior disponibilidade para os usuários.

A Axis entrou no mercado de controle de acesso em 2013 com o lançamento da controladora AXIS A1001, o primeiro controlador de acesso no mundo baseado em um protocolo de rede aberto e não-proprietário. Depois de lançar videoporteiros IP e outros dispositivos de controle de acesso, a Axis adquiriu a 2N, líder em videoporteiros IP.

“Com o acréscimo da controladora AXIS A1601 ao nosso portfolio, reforçamos a estratégia da Axis de facilitar a migração de sistemas de controle de acesso analógicos para o digital com toda a atenção à qualidade que nos permitiu liderar a migração no setor de videomonitoramento, aplicando o conhecimento da empresa na proteção dos sistemas IP contra ataques cibernéticos e disponibilizando o mesmo nível excelente de assistência técnica”, afirmou Paulo Santos, gerente de Soluções da Axis. “Nossa ideia é que as pessoas possam se beneficiar cada vez mais com sistemas de controle de acesso que tiram proveito de todas as vantagens da tecnologia IP”.

A nova controladora AXIS A1601, já disponível no Brasil, chega ao mercado compatível com um amplo conjunto de softwares de fabricantes como Averics, Genetec e Pegasus Technologies, com preço sugerido ao varejo (MSRP) de R$ 3.207, mais impostos estaduais.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…