Aeroporto de Orlando é 1º a requerer scanner facial de todos os passageiros

O Aeroporto Internacional de Orlando, na Flórida, será o primeiro dos Estados Unidos a requerer um reconhecimento facial através de um dispositivo eletrônico de todos os passageiros em voos internacionais, tanto em chegadas como saídas.

A medida anunciada afetará também os viajantes de nacionalidade americana.

Os aeroportos de Atlanta, Boston, Chicago, Houston, Las Vegas, Miami, Nova York e Washington já usam escâneres faciais para alguns voos internacionais, mas não afetam todos os viajantes, como agora o programa iniciado em Orlando para verificar a identidade do passageiro.

“Os cidadãos americanos poderão ser obrigados a tirar fotografias ao entrar ou sair dos Estados Unidos”, segundo Jennifer Gabris, porta-voz do Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça (CBP).

Harrison Rudolph, do Centro de Leis da Universidade Georgetown, em Washington, acredita que esta medida pode propiciar erros, já que “não estamos falando de uma porta (de embarque ou desembarque), mas de cada uma das portas de saída internacional. “Isto significa uma grande quantidade de pessoas para escanear, uma situação de aumento de uso que pode aumentar os erros no controle de viajantes no aeroporto”, acrescentou Rudolph.

O Aeroporto Internacional de Orlando registrou em 2017 cerca de seis milhões de passageiros internacionais.

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…