O futuro está no monitoramento: como a tecnologia de vigilância tem evoluído e o que você pode ganhar com isso

Por Flávio Losano

O mundo já não é mais o mesmo. A tecnologia veio como uma tempestade e revolucionou o relacionamento entre o homem e a máquina. Se há alguns anos era inimaginável pedir uma pizza por meio de um aplicativo em um smartphone, hoje já é difícil ver alguém que o faça de alguma outra maneira que não essa.

Com o boom da internet – 57,8% dos brasileiros acessam a web, totalizando 64,7% da população acima de 10 anos on-line, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, diversas outras soluções também foram migradas para o virtual, fazendo da rede um ambiente com serviços e soluções para os mais variados setores, como o de segurança.

Os serviços de vigilância e monitoramento presentes na atualidade fazem com que as pessoas tenham ainda mais possibilidades. E, com isso, a área ganha mais espaço e capacidade para desenvolver soluções melhores. Assim, a tendência é que no futuro câmeras de segurança sejam utilizadas para finalidades além do monitoramento, como a medição do nível de poluição no ar e o reconhecimento facial para garantir acessos a determinados locais.

Enquanto esses assuntos ficam para o futuro, hoje esse tipo de serviço já entrega benefícios nos mais variados aspectos para seus consumidores, sendo um deles, um direito constitucional que todo cidadão brasileiro deve ter por direito: a segurança. Conforme o Art. 144 da Constituição Federal, “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da ondolumidade das pessoas e do patrimônio”.

Por meio da integração tecnológica, já é possível fazer o uso de câmeras com conexão remota, que enviam as imagens em tempo real para servidores na nuvem que podem ser acessados de qualquer dispositivo conectado à rede, garantindo maior autonomia para os contratantes desse tipo de serviço.

A tendência é que a tecnologia revolucione ainda mais os serviços de vigilância e monitoramento. Enquanto isso, podemos usufruir de tudo que já foi conquistado ao longo dos anos, garantindo serviços mais precisos, colaborativos e eficientes para todos.

Flávio Losano é gerente de Marketing da Tecvoz, empresa de tecnologia referência no mercado de CFTV. 

Notícias Relacionadas

Destaque

Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente

Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…

Cases

Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA

A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…

Destaque

Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias

O acidente na BR-277, onde um caminhão tombou sobre uma van que levava os atletas de remo de Pelotas (RS),…