Cidade passa a contar com sistema de biometria facial e sistema de monitoramento em seus ônibus

Os veículos da Suzantur, que faz o serviço de transporte coletivo de São Carlos (SP), começou a contar com um sistema de biometria facial. A ferramenta fará a fiscalização e o reconhecimento do usuário na catraca por meio de um programa de computador.

A medida vem para auxiliar no controle de fraudes em relação ao uso de cartões de passageiros que têm benefícios, como gratuidade e descontos. Em alguns casos os bilhetes são usados de maneira compartilhada e pessoas que não têm direito acabam sendo subsidiadas pela Prefeitura.

Com a implantação do sistema, somente o titular do cartão poderá usá-lo. Uma câmera que fica ao lado da catraca fará a biometria do rosto do usuário para comparar às fotos que estão cadastradas no sistema da Suzantur.

A medida será aplicada apenas para deficientes, estudantes e idosos. O reconhecimento não valerá para trabalhadores que usam vale-transporte ou outra modalidade de cartão.

“A ideia é diminuir os custos que a prefeitura pagava dos repasses para empresa e controlar as fraudes”, explicou o coodenador operacional da Suzantur, Thyago Henrique Genari.

Suspensão

Caso o sistema de reconhecimento não identifique a face do titular do cartão, o bilhete ficará suspenso por 30 dias e o usuário deve ir à Busfácil, na Avenida São Carlos, 1781, pagar o valor correspondente à segunda via do cartão para voltar a ter direito de usá-lo.

Se houver reincidência, a suspensão do benefício passa a ser de um ano. Em caso de terceira ocorrência, o usuário perde direito ao subsídio ou gratuidade.

Sistema de Monitoramento

Além do sistema de reconhecimento facial, a Suzantur instalou um painel de monitoramento das linhas na Secretaria de Transporte e Trânsito. O sistema também transmitirá as informações sobre as linhas, locais e trajetos dos coletivos ao aplicativo CittaMobi, que pode ser pelo passageiro no smartphone, para acompanhar o serviço.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…