Huawei e Telefônica ampliam a evolução das redes LTE no Rio de Janeiro, Bogotá e Moterrey

Huawei e Telefônica assinaram o acordo 4.5G Evolution, com as primeiras implantações em Bogotá, Monterrey e Rio de Janeiro. Nessa evolução, a Telefônica está introduzindo a 4×4 MIMO, a Carrier Aggregation (CA), a 256-QAM e a CloudAIR (tecnologia própria da Huawei) em suas redes. Com a crescente popularidade do vídeo móvel e dos serviços de jogos online em tempo real, o tráfego de dados da Telefônica nos smartphones cresce em ritmo acelerado. Ao lado da Huawei, ela planeja acessar a tecnologia de rede 4.5G pela primeira vez nos próximos meses dentro dessas cidades, e considera levar essa tecnologia para outros países ainda em 2018.

Nesses locais, que demandam grandes quantidades de dados, o 4.5G Evolution aumentará a capacidade e o desempenho da rede móvel, oferecendo uma experiência melhor ao usuário. Além disso, com ele, o pico da taxa de transferência de downlink pode chegar até 1Gbps na rede comercial.

Juan Carlos García, diretor Global de Tecnologia e Arquitetura da Telefônica, está confiante nas habilidades do 4.5G Evolution. “O  4.5G Evolution é um dos principais passos no caminho para a 5G. Nos últimos dois anos, Telefônica e Huawei foram responsáveis por diversas inovações inéditas dessas tecnologias na indústria. Agora é a hora de transferir os resultados da inovação para redes comerciais, levando a melhor experiência de usuário para os nossos clientes”.

Já Edward Deng, presidente da Conta Global da Telefônica na Huawei, comentou como a tecnologia ajudará os negócios da Telefônica. “O 4.5G Evolution ajudaráa Telefônica a melhorar seus negócios ao introduzir tecnologias 5G nas redes LTE existentes. Serviços como os da 5G e novos modelos de negócios que a 5G suportará podem ser lançados e desenvolvidos rapidamente”.

Para testar as aplicações das futuras redes 5G hoje, na Alemanha, a Telefônica e a Huawei implantaram uma rede móvel de alta velocidade 4.5G como parte do projeto conjunto TechCity, que atinge taxas de dados de até 1.65GBit/s em condições de laboratório. Para os testes em campo, as duas empresas criaram uma rede piloto 4.5G em Munique. Além da melhoria da experiência para o usuário final, o 4.5G Evolution também habilitará novos serviços móveis para a Telefônica, como vídeo HD, WTTx, IoT celular e comunicações críticas, além de outros novos serviços móveis.

As novas tecnologias do 4.5G Evolution, como 4×4 MIMO, Carrier Aggregation e 256 QAM melhoram efetivamente a capacidade da rede. Especificamente, a 4×4 MIMO melhora a capacidade, a cobertura e a experiência do usuário sem espectro ou estações base adicionais. Enquanto isso, a CloudAIR oferece cloudificação do espectro para permitir que diferentes tecnologias de acesso ao radio compartilhem recursos de espectro dinamicamente, o que permite a evolução perfeita da rede. O 4.5G Evolution melhorará os atuais negócios MBB ao mesmo tempo em que os mantém no caminho para uma sucessão bem sucedida para a 5G no futuro.

Notícias Relacionadas

Cibersegurança

“Hackers do bem” estão testando sistema de segurança dos Jogos Olímpicos de Paris

Autoridades alertam para um número de ataques cibernéticos sem precedentes durante os Jogos Olímpicos de Paris A Agência Nacional Francesa…

Destaque

Segurança é apontada como ponto positivo do show de Madonna por quem mora, tem comércio e trabalha em Copacabana

Pelo balanço da Polícia Civil, durante o evento houve uma redução em 400% no número de crimes violentos como roubo,…

Cibersegurança

Preservando o futuro da educação: a importância da proteção cibernética

Você já parou para pensar nos bastidores da revolução digital na educação? Por trás da promessa de acesso mais amplo…