Adistec anuncia nova estratégia de negócios com Exagrid

Distribuidora reposiciona internamente a marca parceira com o objetivo de fomentar o cross-selling em seu portfólio, ampliando a oferta de soluções de segurança com plataforma de armazenamento e backup de grandes volumes de dados

A Adistec Brasil, uma das maiores distribuidoras de Tecnologia de Informação (IT) de valor agregado da América Latina, anuncia sua nova estratégia de negócios para a marca Exagrid, consolidada no mercado por sua tecnologia de armazenamento de dados para backup e recuperação de dados. Com a mudança, as soluções da Exagrid migraram para a Unidade de Negócios (BU) de Segurança, que teve sua abordagem reformulada para fomentar junto ao seu ecossistema de canais uma visão 360° do negócio e apoiá-los na oferta do hardware dentro da proteção de dados, como uma ferramenta adicional de armazenamento ativo, em especial para grandes volumes de dados.

Desde julho, a Exagrid integrava o portfólio da Adistec como uma solução de armazenamento e backup em camadas, com uma Landing Zone exclusiva de performance e um repositório de segurança e retenção a longo prazo, ou seja, o equipamento pode receber e processar dados novos enquanto armazena os dados em espaço separado para preservar a imutabilidade das informações. Esta duplicidade de camadas dá agilidade na recuperação de dados e velocidade de restauração em caso de desastres ou ransomware.

Após avaliação do mercado, a Adistec vislumbrou um potencial da Exagrid enquanto tecnologia agregada para a BU de segurança, incluindo a possibilidade de atuar em conjunto com usuários de outras soluções, como o software de backup Veeam, por exemplo. “A Exagrid não é um hardware de armazenamento operacional e sim um armazenamento de proteção de dados e backup, adicionando uma camada extra de segurança que pode ser incorporada à estratégia de recuperação de dados, em casos de ransomware ou na imutabilidade de dados, que precisa preservar uma matriz de informações sem a possibilidade de alteração”, explica André Dias, Sales Engineer da Adistec com foco na BU de Resiliência e Proteção de dados.

Verticais de mercado

A princípio, a proposta da Adistec é fortalecer entre os Service Providers da sua base (a distribuidora possui 45% de share nesse segmento, incluindo grandes datacenters) uma ferramenta adicional em segurança e o diferencial que pode ofertar em relação ao não pagamento de resgates em caso de ataque de ransonware. Outra vertente está relacionada ao armazenamento de grandes volumes de informação, em especial dados pesados, que pode ser direcionado a diferentes verticais do mercado.

Na área da Saúde, por exemplo, Dias comenta que essa tecnologia pode ser aplicada aos prontuários eletrônicos, uma vez que hospitais e laboratórios lidam diariamente com altos volumes de exames por imagem, que são arquivos pesados. “A pesquisa TIC Saúde 2024, lançada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revelou que  92% dos estabelecimentos de saúde no Brasil possuem sistemas eletrônicos que demandam armazenamento, performance e disponibilidade, pois são arquivos que precisam ser acessados com agilidade e mantidos por um longo prazo, diante de demandas legais ou da complexidade do histórico do paciente. Nessas situações, a Exagrid pode apoiar o backoffice com uma arquitetura de escalabilidade horizontal”, reforça André Dias.

Para o country manager da Adistec Brasil e Alliance Manager LATAM, José Roberto Rodrigues, a nova abordagem da Exagrid impulsiona o portfólio da Adistec com a oferta de soluções que possam agregar ainda mais valor ao negócio de seus clientes. “Cibersegurança não tem uma fórmula mágica que resolve todos os problemas, é uma abordagem multidisciplinar na qual a combinação de itens monta a estratégia vencedora em termos de evitar incidentes, segurança dos dados e, se preciso, rápida e eficaz recuperação das informações. É isso que temos em mente dentro da BU de Segurança da Adistec e vamos apresentar ao mercado com a incorporação da Exagrid nesta área”, revela o executivo.

A Exagrid é a única solução de armazenamento de backup em camadas do setor com bloqueio de tempo de retenção, que inclui uma camada não voltada para a rede (criando um espaço de ar em camadas), exclusões atrasadas e imutabilidade para recuperação de ransomware.  Apenas em 2023, uma pesquisa da Statista – plataforma online alemã especializada em coleta e visualização de dados – revela que ocorreram 317,59 milhões de ataques em todo o mundo. Nesse cenário, a Exagrid anunciou em 2023, seu maior sistema de expansão única, que permite um backup completo de 6 PB, o maior do setor com desduplicação e em um formato 2U, que permite melhorar a eficiência de espaço em rack, bem como novas integrações com os principais aplicativos de backup.

Notícias Relacionadas

Destaque

Intelbras acelera a transformação digital nas pistas da Stock Car com tecnologias de ponta

Soluções aplicadas nos circuitos aprimoram a experiência do público por meio da imersão e colaboram para um melhor desempenho das…

Destaque

Seu sistema de segurança fica vulnerável a tempestades?

Recentemente, a cidade de São Paulo enfrentou uma série de tempestades intensas que causaram apagões, alagamentos nas vias e falta…

Artigos

Previsões 2025: menos hype, mais ROI e compromisso com a sustentabilidade

Por Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage Nos últimos anos, o avanço exponencial da Inteligência Artificial transformou o…