SONDA Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir do projeto da Infovia Digital. Objetivo é oferecer um portfólio integrado, atendendo de ponta a ponta as necessidades de conectividade, infraestrutura, serviços gerenciados, cibersegurança e serviços digitais. Modelo inédito no mercado visa transformar o gerenciamento de TIC das empresas

A SONDA Brasil, líder regional em transformação digital, inaugura seu Centro de Operações Integradas (COI) – o primeiro da América Latina, dando um novo passo à sua área de Digital Communications, iniciativa local que será escalada em toda a América Latina e que foi criada no início de 2024 a partir do sucesso obtido no projeto da Infovia Digital do Mato Grosso do Sul.

Localizado em São Paulo, na sede da empresa, a nova estrutura envolve um investimento de US$ 2 milhões para os próximos dois anos e tem como previsão gerar receitas da ordem de US$ 5 milhões em até três anos. “Com o apelo de redefinir o padrão de gerenciamento de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) dos ambientes corporativos, o modelo inova pela sua capacidade de atendimento de ponta a ponta, desde a integração de serviços de internet e dos links de conexão, até a infraestrutura interna de uma empresa, que são os equipamentos que suportam suas aplicações de negócios”, explica Germano Vieira, vice-presidente do Digital Communications da SONDA. 

Portfólio integrado

No mercado, é comum as empresas contratarem de forma fragmentada a prestação de serviço para suas demandas de cibersegurança, operação, monitoramento, suporte às aplicações internas e de desenvolvimento. O COI da SONDA vai oferecer todo o ciclo de gerenciamento de TIC de forma integrada, operando como o cérebro desse processo. Por meio de uma visão holística e proativa, a proposta é antecipar falhas para garantir continuidade operacional. A integração dos serviços permitirá tratar qualquer problema de maneira conjunta para que se possa atuar de forma mais rápida.

Com quatro pilares – conectividade, infraestrutura, serviços gerenciados e serviços digitais – as empresas passarão a ter inteligência em seus dados, podendo avançar para um trabalho de Data Science, Machine Learning e Inteligência Artificial, tudo integrado numa única estrutura com poder de automação e tomada de decisão.

“Mais do que monitorar, o conceito do COI está na ‘observabilidade’, ou seja, a proposta não é apenas oferecer informações sobre o que está acontecendo ou quando ocorreu algum erro, mas sim tratar os porquês e o como, permitindo a identificação de problemas de forma antecipada e eficaz”, explica Vieira. Este conceito também envolve a cibersegurança avançada a partir do monitoramento de ataques, da análise de vulnerabilidades com ações proativas para identificar pontos de falhas e medidas contra vazamento de informações, garantindo proteção completa ao cliente.

Caso de sucesso e modelo de atuação vertical

O projeto da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul é o marco desta iniciativa. Ao todo, o COI vai integrar 1.600 unidades administrativas, como escolas e hospitais, sob uma estrutura robusta de monitoramento e gestão centralizada. Além do modelo voltado às Parcerias Público-Privada (PPPs), a oferta tem como alvo os setores chaves em que a SONDA atua. 

Um exemplo é o Retail. Neste caso, o COI vai atender aos principais desafios operacionais das empresas, sanando problemas para evitar a interrupção de serviços. Por exemplo, num PDV (Ponto de Venda), se uma aplicação deixa de funcionar, é possível monitorar se o problema está na conectividade da aplicação ou no processo de comunicação, podendo ser tomada uma decisão rápida para resolver o incidente.

Expansão internacional

A estratégia é que o COI expanda para outros países nos quais a integradora mantém operações, ampliando a oferta do Digital Communications. O Chile já estruturou a área neste ano, enquanto Colômbia, México e Argentina terão suas ofertas disponíveis em 2025.

Escalabilidade e eficiência 

O diferencial do COI são as ferramentas e as soluções integradas com inteligência e que são automatizadas para atuar de forma autônoma, possibilitando monitorar 3.000 equipamentos de 50 empresas com uma estrutura mínima de pessoas, sendo escalável conforme a necessidade. Num modelo tradicional, seria necessário dezenas de profissionais para atender às estruturas isoladas.

O COI montado em São Paulo contempla uma área com padrões de segurança e arquitetura tecnológica robusta e automatizada, operando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esta estrutura local está integrada ao COI de Mato Grosso do Sul, ao Data Center de Belo Horizonte e às áreas operacionais (SOC e NOC) dos outros países.  Além disso, São Paulo também vai ter o papel de redundância da estrutura de MS, funcionando como um Disaster Recovery. 

Para o CEO da SONDA do Brasil, Ricardo Scheffer, essa iniciativa reafirma o compromisso do Brasil em avançar com soluções inovadoras. “Seguimos nos posicionando como um parceiro estratégico para empresas que buscam eficiência, segurança e inteligência em suas operações de comunicação”, finaliza Scheffer.

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