Santos (SP) tem câmeras de monitoramento em 90% das escolas municipais

Câmeras foram instaladas por meio do programa ‘Santos Mais’, que inclui a aquisição de 1,5 mil novos equipamentos. A meta, segundo a prefeitura, é alcançar 100% de cobertura até o fim de 2024

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, anunciou a instalação de câmeras em 30 escolas municipais nos últimos cinco meses, chegando a 90% das unidades de ensino sendo monitoradas pelos equipamentos. A meta, segundo a administração municipal, é atingir 100% até o fim do ano.

De acordo com a prefeitura, os equipamentos são instalados por meio do programa “Santos Mais”, que inclui a aquisição de novas 1,5 mil câmeras que devem ser colocadas em vias e prédios públicos da cidade. Atualmente, o monitoramento por vídeo acontece em 77 das 87 unidades de ensino.

A ação ocorre de forma prioritária nas escolas municipais. O município informou que, nos últimos cinco meses, foram instalados 277 equipamentos na cidade, o que contemplou as 30 unidades.

O número representa um aumento de 30% em comparação a maio deste ano, quando a prefeitura divulgou que aproximadamente 60% das unidades municipais eram monitoradas por meio de 410 câmeras.

A prefeitura acrescentou à época que 350 dos novos 1,5 mil equipamentos previstos pelo programa seriam instalados em áreas internas das escolas municipais e nas vias públicas em frente aos prédios.

A ação, realizada pela empresa Net Telecom, vencedora da licitação, foi priorizada pelo município para ocorrer até o fim de 2024. O investimento no programa é de R$ 35,9 milhões, financiados junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

No total, devem ser instaladas 1.392 câmeras fixas e 108 do modelo Pan-Tilt-Zoom (PTZ), que se movimentam horizontal e verticalmente e permitem a aproximação da imagem. A previsão é que todos os equipamentos estejam funcionando até junho de 2025.

Câmeras em Santos

Atualmente, o município conta com 2.111 câmeras em funcionamento e, segundo a prefeitura, terá mais de 3,2 mil em 2025.

A administração municipal acrescentou que as imagens são gravadas e ficam armazenadas por um período de cerca de 30 dias. Os arquivos podem ser utilizados para investigações de ocorrências da Guarda Municipal e atendimento de solicitações das Polícias Civil, Federal e do Poder Judiciário.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente

Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…

Cases

Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA

A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…

Destaque

Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias

O acidente na BR-277, onde um caminhão tombou sobre uma van que levava os atletas de remo de Pelotas (RS),…