Guayaquil acelera a resposta a emergências com a Motorola Solutions

O serviço push-to-talk de banda larga permite uma resposta mais rápida a emergências médicas para os dois milhões de habitantes de Guayaquil

A Empresa Pública Municipal de Gestão de Riscos e Controle de Segurança de Guayaquil (Segura EP) escolheu a solução WAVE PTX da Motorola Solutions para facilitar a comunicação e a coordenação entre os profissionais de resposta a emergências médicas da maior cidade do Equador. A aplicação pode conectar pessoas por meio de quaisquer dispositivos e redes.

“No gerenciamento de emergências, a coordenação é vital”, diz William Muñoz, chefe de Atendimento Pré-hospitalar da Segura EP. “Anteriormente, a coordenação exigia muito tempo e recursos, especialmente quando era necessário a resposta de várias instituições, e eram usadas diferentes plataformas e dispositivos de comunicação. Hoje, com o WAVE PTX da Motorola Solutions, podemos nos comunicar perfeitamente entre as instituições de saúde com o simples toque de um botão, independentemente de a equipe usar rádios ou telefones celulares. Isso se traduz em uma resposta mais ágil e eficaz às necessidades da população.”

A Segura EP integra uma rede de instituições de emergências que inclui um hospital público, 24 clínicas privadas e 12 ambulâncias. Todas estão conectadas à Central de Monitoramento de Emergências, de onde as chamadas dos mais de 2 milhões de cidadãos de Guayaquil, com uma média de 100 chamadas por dia, são atendidas e encaminhadas à respectiva instituição para seu gerenciamento e resposta.

O WAVE PTX oferece comunicações seguras de voz PTT (push-to-talk ou apertar para falar) e de dados em tempo real em redes LTE/4G, 3G ou Wi-Fi. Isso permite que a equipe de emergência compartilhe imagens, documentos, mapas, localização, mensagens de texto e vídeos enquanto permanece conectada usando seus dispositivos de trabalho habituais, seja smartphone, tablet, notebook, rádio etc.

“Nossa tecnologia permite que a Segura EP conecte toda a rede de instituições de emergências médicas em Guayaquil, incluindo o ECU 911, de forma fácil e sem grandes investimentos em infraestrutura”, diz Gustavo Daza, vice-presidente MSSSI e diretor de Vendas Empresariais  da Motorola Solutions para a América Latina eo Caribe. “A flexibilidade de nosso ecossistema de segurança apoia nosso foco na construção de comunidades mais seguras”.

A Segura EP planeja adicionar à mesma rede outras entidades de segurança pública e emergências, como o Corpo de Bombeiros. Essas entidades usam sistemas de radiocomunicação de missão crítica que também poderão se conectar à rede de comunicações por meio do WAVE PTX para continuar se beneficiando da coordenação entre agências e, assim, manter a ampliação da segurança das pessoas.

Notícias Relacionadas

Destaque

06 de Novembro: Arena Segurança em Foz do Iguaçu

Acontece no dia 06 de novembro a Arena Segurança Eletrônica em Foz do Iguaçu. A inscrição é gratuita e pode…

Destaque

IA em vídeo revoluciona a modernização dos centros de distribuição

Para revolucionar a gestão em docas e pátios, WeSafer lança Smart Docks que promete otimizar as operações, reduzir custos e…

Destaque

Hong Kong instalará milhares de câmeras de vigilância, gerando preocupações

Hong Kong avança na vigilância com milhares de câmeras, incluindo IA e reconhecimento facial, levantando temores de repressão política semelhante…