Varejo BR perde bilhões com os pequenos furtos

De pouco em pouco se faz um prejuízo bilionário. Além dos desafios com o cenário da economia, o comércio brasileiro enfrenta uma onda de furtos dentro das lojas.

No ano passado, esse tipo de crime disparou e foi responsável por quase 1/3 das perdas no setor de varejo, chegando a R$ 11 bilhões em prejuízo. Aquele chocolate da Americanas não era tão inofensivo assim.

Com furtos e fraudes, as perdas atingiram 1,57% das vendas. Pode parecer pouco, mas isso dá R$ 35 bilhões — quase o mesmo valor das vendas da Renner e mais da metade do faturamento do GPA.

Os esquemas do crime: Esses furtos, geralmente, são de itens pequenos e muitas vezes passam despercebidos pelos funcionários que não veem os clientes saindo das lojas sem pagar.

Supermercados e farmácias são os principais alvos e, nos últimos anos, alguns dos próprios empregados estão fazendo o papel de criminosos ao burlarem o rastreio das vendas e o sistema de contagem dos produtos.

A impunidade reina… A maior parte dos casos nem chega a ser levado à Justiça e, em outros casos, representantes do setor dizem preferir não processar os culpados para “evitar controvérsias envolvendo questões de discriminação”.

O jeito acaba sendo investir em câmeras, seguranças e outros meios de prevenção. Acontece que a maior parte das varejistas brasileira diz que esses gastos são altos demais para manter.

No fim das contas: Com bilhões indo embora por causa dos furtos + o custo alto da segurança, as empresas tendem a repassar parte desses gastos aos consumidores, gerando um aumento de preços no varejo.

Fonte: The News

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