Milestone Systems financia projeto de pesquisa premiado na Universidade de Aalborg

A Universidade de Aalborg, na Dinamarca, foi homenageada pelos avanços na Tecnologia de Segurança Portuária por meio de um projeto colaborativo com a Milestone Systems. Especificamente, a tecnologia de vídeo e os conjuntos de dados sintéticos implantados em um porto dinamarquês receberam recentemente o prestigioso prêmio dinamarquês Spar Nord Foundation Research Award pela pesquisa sobre a detecção de acidentes fatais em portos usando modelos treinados por Inteligência Artificial (IA) para câmeras térmicas.

A Milestone Systems anunciou que o projeto de pesquisa premiado amplia os recursos de IA das câmeras térmicas e do software de tecnologia de vídeo da Milestone para monitorar e avaliar comportamentos inadequados e aumentar a segurança em portos de todo o mundo.

Todos os anos, 236.000 pessoas se afogam em todo o mundo. Na Dinamarca, os portos registraram inúmeros incidentes de afogamento ao longo dos anos, com 1.647 vidas perdidas entre 2001 e 2015. Um quarto dessas tragédias ocorreu nos próprios portos. Identificando uma clara necessidade de evitar esses acidentes, uma equipe de pesquisa da Universidade de Aalborg utilizou a IA combinada com a tecnologia de vídeo para aumentar a segurança em um dos portos mais movimentados da Dinamarca, o Porto de Aalborg. Ao fazer isso, eles criaram o maior conjunto de dados térmicos externos para análise de vídeo, o que abrangeu um período de nove meses. Ao fazer isso, eles criaram o maior conjunto de dados térmicos externos para análise de vídeo, o que abrangeu um período de nove meses.

A queda de pessoas em um porto é uma situação específica que não pode ser facilmente ou eticamente replicada no mundo real. Por motivos de segurança, os voluntários não podem ser solicitados a cair na água. Usando uma combinação de um boneco de teste preenchido com água quente que pode ser detectada por câmeras térmicas e a mais ampla coleção publicada de imagens térmicas registradas, os modelos de IA foram treinados para detectar e alertar prontamente as equipes de resgate se uma pessoa caísse no porto.

A equipe de pesquisa criou um conjunto de dados sintéticos avançado que permitiu treinar com eficácia os modelos de IA nos movimentos repentinos e involuntários envolvidos na queda. Os dados de treinamento foram expandidos para incluir usuários de cadeiras de rodas, patinadores e ciclistas, a fim de fornecer o maior número possível de cenários de queda de pessoas para o modelo de IA.

“Ao conhecer o comportamento normal na orla, o modelo é capaz de detectar eventos anormais, como a queda de uma pessoa da doca, e acionar imediatamente um alarme. Dessa forma, a equipe de resgate pode ser chamada rapidamente, mesmo nos casos em que o acidente ocorre sem testemunhas”, explicou o pesquisador principal e estudante de doutorado, Neelu Madan, da Universidade de Aalborg.

Além de salvar vidas, a pesquisa premiada de Neelu Madan demonstra o poder dos dados sintéticos usados para treinar modelos de IA em cenários que são difíceis ou inseguros de serem reproduzidos no mundo real. De acordo com Neelu, o mesmo modelo tem aplicações em outras situações. Por exemplo, ele poderia ser usado por empresas de manufatura para aprimorar os processos de produção.

“Durante a fabricação, por exemplo, é fundamental que os processos automatizados ocorram como deveriam. Caso contrário, o produto pode acabar com erros não detectados que podem ter um custo elevado em muitos aspectos, inclusive financeiro”, afirmou ela.

A combinação de IA e tecnologia de vídeo está tornando os portos mais seguros e redefinindo os padrões de segurança em todo o setor de transportes, salvando inúmeras vidas nos próximos anos, à medida que for adotada em escala global. A pesquisa, que se baseia em uma parceria entre a Universidade de Aalborg e a Milestone Systems, demonstrou as possibilidades de combinar software de tecnologia de vídeo e IA para beneficiar a sociedade em geral.

“Estamos extremamente orgulhosos de Neelu e entusiasmados com a possível aplicação de seu trabalho. O desenvolvimento do conjunto de dados térmicos pela Universidade de Aalborg e pela Milestone Systems em Aalborg Harbor representa um passo inovador na tecnologia de vídeo, fornecendo à comunidade o maior conjunto de dados térmicos registrados”, disse Rahul Yadav, diretor de tecnologia da Milestone Systems.

Notícias Relacionadas

Destaque

Varejo expande etiquetagem na origem para elevar segurança e performance

Solução para etiquetar produtos direto da fábrica contempla produtos de todas as verticais Em resposta às crescentes taxas de perdas…

Destaque

Advanta e Axon implementarão câmeras corporais na polícia do Rio Grande do Sul

Parceria entre Oakmont Group e Axon trará câmeras corporais de última geração para forças policiais do RS ainda em 2024…

Destaque

Scati marca sua participação na Exposec 2024 com novas soluções de videovigilância, controle de acesso e integração de sistemas

A Scati, fabricante de sistemas de segurança com 25 anos de inovação, participou da 25ª edição da Exposec, renomada Feira…