Cidades do Vale do Paraíba serão monitoradas por câmeras de segurança

Os principais acessos de 39 cidades do Vale do Paraíba devem receber R$ 3 milhões em câmeras de monitoramento com leitura de placas, com o objetivo de auxiliar no combate à criminalidade na região.

A expectativa é que sejam instalados cerca de 200 equipamentos, principalmente nas rodovias que dão acesso aos municípios, como a Dutra que faz a ligação entre as cidades. Segundo a  Secretaria de Segurança Pública (SSP) já existem 110 equipamentos do mesmo tipo na região e que integram o projeto Detecta, do Governo de São Paulo.

As câmeras serão utilizadas para ajudar a polícia a localizar veículos roubados ou furtados – somente no mês de maio  foram registrados mais de 700 roubos de veículos -, identificar carros envolvidos em ocorrências criminais e auxiliar em perseguições ou esclarecimentos de crimes.

É esperado que o convênio seja assinado ainda neste mês para que o processo de compra dos equipamentos seja aberto no segundo semestre. A verba do projeto será enviada pelo Governo do Estado para um fundo da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RM Vale).

Cidades

O município de São José dos campos deverá receber o maior número de equipamentos, seguido por Taubaté, Jacareí e Lorena.  As cidades de Pindamonhangaba, Caçapava, Paraibuna, Monteiro Lobato, Campos do Jordão, São Luiz do Paraitinga, Aparecida, Guará, São Sebastião, Ilhabela, Caraguá e Ubatuba receberão duas câmeras cada. As outras cidades do Vale contarão com a chegada de um equipamento.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente

Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…

Cases

Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA

A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…

Destaque

Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias

O acidente na BR-277, onde um caminhão tombou sobre uma van que levava os atletas de remo de Pelotas (RS),…