Cidades brasileiras implementam “botão de pânico” nos ônibus municipais

Ter um botão de emergência em que o próprio motorista possa acionar uma central de segurança que será responsável por chamar a polícia e enviar a localização do veículo. Essa é a solução que diversos municípios, como Distrito Federal, Recife, Fortaleza, São Luís e Serra (Espírito Santo) estão tentando implementar em suas cidades.

Os projetos de lei estão em tramitação nos municípios e na cidade de Serra ele já foi aprovado. A ideia é instalar um botão de pânico, GPS e câmeras de vídeo no interior dos ônibus para dar mais segurança aos passageiros durante o trajeto. Além disso, um letreiro do ônibus emitirá mensagens de alerta como “cuidado: assalto” para que as pessoas não embarcassem no veículo e também possam ajudar, acionando a polícia.

As linhas do sistema Transcol-GV no município da Serra, deverão gradativamente efetuar a instalação dos equipamentos. Também deverá ser disponibilizado um aplicativo com sistema de alerta, de acordo com os sistemas operacionais disponíveis no mercado.  A aplicação e regulamentação da lei fica sob responsabilidade da Prefeitura da Serra.

“Nosso principal objetivo é trazer segurança e tranquilidade a nossos trabalhadores e usuários de transporte coletivo. Sabemos que esse é o primeiro passo e que há ainda muito mais pela frente, mas essa é apenas a nossa primeira vitória em trazer a tão sonhada Segurança Pública”, disse o Cabo Porto.

Aplicativo também terá botão de pânico

Outra medida segurança será um aplicativo em que os próprios usuários do Transcol irão poder baixar. Ele funcionará da mesma maneira que o dispositivo que será instalado no painel do ônibus. O usuário, a qualquer sinal de perigo, aciona o botão do aplicativo e ele irá emitir um sinal para a central de segurança e para a Polícia Militar.

“Hoje em dia todo mundo tem um smartphone na mão, então é positiva essa implantação do aplicativo também, pois o próprio usuário pode pedir o socorro, sem que cause danos aos motoristas ou cobradores”, informou.

Nas cidades do Distrito Federal, Recife, Fortaleza e São Luís os projetos estão em tramitação.

 

Notícias Relacionadas

Destaque

Radares de segurança e minas eletrônicas solucionam problema de furto de cabos e fios de cobre em subestações

Um dos maiores inimigos das subestações de energia elétrica são os criminosos que invadem o local para roubar cabos e…

Destaque

Torres, drones, reconhecimento facial, bloqueios, pente-fino na areia: tudo sobre o esquema de segurança do show de Madonna

O esquema de segurança para o show de Madonna em Copacabana no sábado (4) já sendo colocado em prática. O…

Artigos

Alta tecnologia em segurança avança para proteger com mais eficiência vidas e patrimônio – Proteção Perimetral

Por Hervem Bozello É uma percepção e o senso comum que uma das maiores, senão a maior das preocupações do…