ICTS lança solução de prevenção de perdas no varejo integrada ao ChatGPT

Empresa aposta nos 25 anos de atuação no setor e consolida essa experiência em uma plataforma completa de Inteligência Artificial, capaz de transformar a gestão de perdas de estoque do varejo

O varejo perdeu, somente em 2022, aproximadamente R$ 32 bilhões em mercadorias que geraram custo e não viraram receita na frente de caixa, segundo a Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas). Diante deste cenário, a ICTS, empresa pioneira em soluções de riscos, compliance e segurança no Brasil, aproveita seus 25 anos de atuação em prevenção de perdas de clientes varejistas e lança a Profit Shield, uma plataforma baseada em Inteligência Artificial e integrada ao ChatGPT que analisa e ataca as perdas de estoque de forma simples e eficiente, com base em dados e semelhante ao papel de um analista.

A solução foi desenvolvida a partir de uma metodologia ancorada em análise de informações, bem como na atuação bem-sucedida da ICTS no setor, comprovada em diversos projetos no varejo nacional e internacional. Com a redução comprovada entre 20% a 40% das perdas de estoque, a plataforma chega ao mercado no momento certo para alavancar negócios que, muitas vezes, não sobrevivem às perdas.

“Sem o devido controle, as perdas de mercadorias podem ser maiores do que o lucro do varejista e, em muitos casos, quando avaliadas, determinam se há lucro ou prejuízo na operação. A Profit Shield preenche essa lacuna, ajudando a operar de forma sustentável, reduzindo desperdícios e desvios e otimizando a rentabilidade”, explica Rodrigo de Castro Schiavinato, cofundador da Profit Shield, além de ser diretor executivo de parcerias e inovação e sócio da Protiviti, uma das empresas da ICTS.

A ferramenta opera no gerenciamento de indicadores-chave para os varejistas. São eles: quebras, que incluem avarias, vencimentos e desperdícios; inventário, direcionado à identificação de estoques negativos, erros de ajustes e divergências entre estoque físico e teórico; volume de estoques versus a sua relação com as perdas; descontos, provisionando uma visão clara da perda de receita gerada pelas rebaixas de preço; e, por fim, venda e margem, cuja função é avaliar a saúde do sortimento integrando dados de venda, margem e quebra identificada, permitindo tomar decisões sobre rebalanceamento de itens ou até retirada de produtos.

Toda a informação controlada pela plataforma é apresentada a partir de relatórios objetivos, trazendo visibilidade dos resultados de perdas das empresas por meio de um dashboard organizado e focado nas principais análises. Além disso, é possível monitorar e alertar automaticamente as lojas com maiores desvios de perda.

“A análise das perdas de estoque promove muitos dados na operação do varejo. Seja no descarte dos itens avariados e vencidos ou no ajuste de inventário, elas geram informações que a Profit Shield converte em conhecimento poderoso para a prevenção de desperdícios e desvios de mercadorias”, complementa Schiavinato.

Com a inteligência promovida na redução de perdas, a Profit Shield propicia uma série de benefícios à saúde do negócio, como mais eficiência operacional, melhoria na qualidade do serviço, menos custos e aumento de rentabilidade. Isso sem contar a redução de desperdícios de produtos, que significa jogar menos produtos fora e, consequentemente, operar de forma mais sustentável, gerando menos resíduos e convertendo mais valor à sociedade.

Reduzir as ineficiências e os desperdícios promove às empresas mais capital para investir em novas iniciativas, como pontos de venda e empregos, contribuindo para a expansão do negócio. “A Profit Shield agrega toda experiência de uma consultoria especializada e consolida essa inteligência em uma plataforma completa, que é capaz de transformar a gestão de perdas de estoque do varejo”, finaliza Schiavinato.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…

Destaque

WDC Networks anuncia novo posicionamento estratégico voltado para verticais de mercado

O novo modelo de operação visa otimizar o foco em resolver os problemas dos clientes integrando as diversas linhas de…