Senado aprova projeto destinado a aumentar a segurança nas escolas

Texto prevê a criação de um sistema de ouvidoria em cada uma das 122 mil escolas de educação básica espalhadas pelo Brasil

Nos últimos meses, o Brasil registrou atentados e ataques violentos em escolas. O mais recente deles ocorreu no início desta semana, quando um ex-aluno do Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná, matou dois estudantes a tiros na escola e foi encontrado morto, um dia depois do crime, na casa de custódia do município. Mudanças no sistema de segurança das escolas começaram a ser gestadas pela Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado Federal.

O colegiado aprovou um projeto que estabelece normas para aumentar a segurança dos estudantes de cada uma das 122 mil escolas de educação básica – públicas e privadas – do país. O texto aprovado foi fundamentado na emenda substitutiva apresentada pelo presidente da CE, senador Flávio Arns (PSB-PR), que foca em aspectos preventivos e em tratamento de riscos nas comunidades escolares.

A ideia é instituir um sistema integrado de segurança escolar, entre municípios, Estados e União, com normas gerais para nortear a elaboração de políticas específicas para cada instituição. O texto aprovado prevê ainda que cada estabelecimento criará e manterá um canal de relatos em que os estudantes poderão passar à escola, de forma anônima, informações que possam colocar em risco o grupo escolar. A criação de uma ouvidoria é uma medida que vem sendo adotada por diversos países.

A proposta ainda passará por votação em turno suplementar na comissão. Depois de aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados. Nesta quarta-feira, 21, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) apresentou um levantamento dos ataques ocorridos em escolas nos últimos 21 anos. Ao todo, foram 30 ocorrências. Dessas, 14 foram com o uso de armas de fogo e 13 com armas brancas. O estudo não contabilizou o atentado ocorrido em Cambé.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…