Chamada por reconhecimento facial é utilizada em mais de 1,5 mil escolas do Paraná

O professor usa um celular com câmera para fazer a lista de presença. A validação das informações acontece instantaneamente com o uso de um aplicativo

A lista de chamada por meio do reconhecimento facial é adotada em mais de 1,6 mil escolas públicas da rede estadual de ensino do Paraná. O número de colégios tem aumentado desde 2015, quando a prática começou a ser validada no estado.

A tecnologia faz com que alunos e professores percam menos tempo com a burocracia e aproveitem melhor cada aula. Uma pesquisa feita pelo Banco Mundial apota que, em média, apenas 64% do tempo das aulas era aproveitado para a transmissão de conteúdo.

O projeto piloto foi aplicado, inicialmente, em 80 escolas da rede pública estadual. A lista de chamada por meio do reconhecimento facial se mostrou eficaz e, com algumas melhorias, o projeto foi ampliado para outros colégios.

Segundo o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o processo é seguro e eficiente. Todos os estudantes realizam o cadastro da biometria facial no início do ano letivo ou após a realização da matrícula.

Com os dados cadastrados e atualizados, diariamente, o professor usa um celular com câmera para fazer a lista de presença. A captura da imagem e a validação das informações acontece instantaneamente com o uso do aplicativo Escola Paraná Professores ou Registro de Classe Online (RCO Web).

A tecnologia de inteligência artificial é oferecida por meio de uma parceria entre Celepar, Secretaria de Estado da Educação e a fornecedora Valid.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…