Vigiância do Futuro: Países da Europa utilizam reconhecimento facial para reforçar a segurança e efetuar prisões

A polícia da Alemanha e do País de Gales, no Reino Unido, começaram a utilizar tecnologia com reconhecimento facial para reforçar a segurança em seus países.

Na Alemanha, o recurso está sendo testado em uma estação de Berlim para ser utilizado em investigações antiterroristas. O programa será testado em voluntários e o objetivo é poder expandir o projeto e utilizá-lo não só na luta contra o terrorismo, mas em crimes graves em lugares em que há câmeras de vigilância.

Segundo o jornal Tagesspiegel, a medida esbarraria em poucos obstáculos jurídicos, pois se limita a apontar a câmera contra suspeitos, sem restringir suas liberdades.

Já a polícia do sul do País de Gales está utilizando uma van que fica posicionada em pontos estratégicos do país. As imagens dos pedestres capturadas pela câmera são comparadas com rostos de um banco de dados e, caso haja semelhança, o sistema emite uma notificação. Uma prisão já foi realizada em maio deste ano, graças a tecnologia de reconhecimento facial.

A solução pode ser instalados em pontos turísticos ou locais de grandes eventos. A previsão é de que leve alguns anos para que o projeto seja instalado em toda a região do país.

Notícias Relacionadas

Destaque

Torres, drones, reconhecimento facial, bloqueios, pente-fino na areia: tudo sobre o esquema de segurança do show de Madonna

O esquema de segurança para o show de Madonna em Copacabana no sábado (4) já sendo colocado em prática. O…

Artigos

Alta tecnologia em segurança avança para proteger com mais eficiência vidas e patrimônio – Proteção Perimetral

Por Hervem Bozello É uma percepção e o senso comum que uma das maiores, senão a maior das preocupações do…

Destaque

 Genetec mostra como simplificar gestão de identidade, compliance e crachás nos aeroportos

Soluções unificadas com sistemas de controle de acesso modernos, com informações criptografadas e digitalmente assinadas, tornam a gestão de acesso…