Performancelab e Aeroscan integram suas plataformas para aumentar o desempenho de inspeções com drones

A Performancelab, desenvolvedora de sistemas para controle, medição e gerenciamento de serviços recorrentes, tais como segurança patrimonial, eletrônica, facilities e outros mais, em conjunto com a Aeroscan, empresa de tecnologia, que oferece soluções de monitoramento em áreas e instalações com a utilização de aeronaves automatizadas, anunciaram ao mercado a integração de suas plataformas para atender a clientes que demandam drones para a sua segurança e/ou outras aplicações.

Com a integração, os operadores das aeronaves poderão ter um controle mais eficiente dos procedimentos que precisam ser realizados para os seus voos, possibilitando a troca de informações entre os sistemas, melhorando a automação e padronização dos processos de rondas de segurança e inspeções com drones. “Nós estudamos as necessidades da Aeroscan e as aplicações em seus clientes, sendo muitos desses comuns, e desenvolvemos um módulo de controle e medição customizado. Por meio de um checklist personalizado, o operador deve verificar os procedimentos diários, criados para prevenir acidentes e incidentes durante as missões com drones, sejam estas de ronda, pronta resposta ou em alguma outra tarefa de inspeção aérea”, explicou Fernando Só, CEO da Performancelab.

Para os clientes, um dos grandes benefícios é o aumento da segurança, primeiro pela utilização dos checklists na operação das aeronaves e segundo pela possibilidade das informações sobre não-conformidades e ocorrências serem registradas num painel único, vindas tanto pelas câmeras dos drones, quanto pelas câmeras fixas dos CFTV’s e também pelos rondantes em solo, representando um verdadeiro aparato tecnológico de segurança multifacetado a disposição.

Uma das soluções, implementada com a integração das plataformas, permite a automatização de diversas verificações da operação dos voos, tais como:

• Avaliações preliminares;

• Checagem da documentação do drone;

• Inspeção pré-voo;

• Verificação da bateria;

• Teste de controle da aeronave;

• Verificação das condições meteorológicas e do plano de voo;

• Comunicação com o observador;

• Checagem final antes da decolagem;

• Checagem pós-voo.

De acordo com Marco Forjaz, CEO da Aeroscan, o checklist é customizado de acordo com a necessidade e realidade de cada operação, podendo inclusive mudar conforme o tipo de drone que está em atividade: “o checklist é fundamental para garantir a segurança da operação e aumento de sua eficiência, reduzindo a possibilidade de falhas humanas ou problemas técnicos. Antes dessa integração, eram utilizados checklists manuais, em formato físico e impresso. A integração que realizamos com a Performancelab torna a nossa operação mais efetiva (eficiente e eficaz), possibilitando que os sistemas trabalhem juntos de maneira colaborativa e automatizada, trazendo vantagens tais como mais segurança, aumento dos resultados e maior satisfação de nossos clientes”, falou Marcos.

A seguir listamos alguns benefícios que esta integração traz para os processos operacionais  de monitoramento e inspeções com drones: 

• Aumento da precisão: permite reduzir consideravelmente os erros comuns que ocorrem durante uma operação;

• Otimização de tempo: automatiza os processos e fluxos de trabalho;

• Estímulo à colaboração: facilita a colaboração entre equipes distintas, permitindo uma comunicação mais eficiente;

• Experiência do usuário aprimorada: oferece uma experiência mais integrada e consistente ao usuário, contribuindo para o aumento da sua satisfação;

• Relatórios e dashboards detalhadas: disponibiliza uma visão ampla do histórico de informações geradas pelas inspeções realizadas com os drones.

• Melhoria na tomada de decisões: Os dados capturados pelos drones, atualizados em tempo real e transformados em informações, permitem uma análise mais precisa e embasada, facilitando a tomada de melhores decisões;

“O checklist é uma ferramenta incrível, que pode ser aplicada em incontáveis atividades, trazendo controle, medição e mais eficiência para estas. Uma ferramenta simples, que pode transformar a forma como os processos e seus procedimentos são realizados nas organizações, reduzindo drasticamente as chances de falhas, tanto humanas como técnicas, conforme evidenciada nesta parceria com a Aerosacn”, finalizou Fernando Só.

Notícias Relacionadas

Cibersegurança

Agitação geopolítica gera avalanche de ataques ddos, segundo novo relatório de inteligência de ameaças da NETSCOUT

A NETSCOUT SYSTEMS, líder global em soluções de cibersegurança, anunciou hoje os resultados do seu Relatório de Inteligência de Ameaças DDoS  do…

Destaque

beNuvem lança templates de mosaico para simplificar o monitoramento de segurança

Destaque por oferecer soluções de inteligência artificial baseadas em nuvem para monitoramento, a mineira beNuvem tem o prazer de anunciar…

Destaque

Após alta de 45% nas vendas, Came do Brasil mantém foco em conectividade e integração eficiente dos sistemas de segurança

Marco Barbosa, diretor da empresa, confirma aumento expressivo dos negócios no 1º quadrimestre, na comparação com o mesmo período de…