4 soluções de segurança para evitar roubos em obras de construção civil

Você já precisou lidar com roubos em obras de construção civil? Sem a devida segurança no canteiro de obras, situações como essa podem acontecer e gerar prejuízos significativos para a empresa. Um exemplo é o roubo de equipamentos em uma obra de Presidente Prudente que gerou prejuízo estimado em R$30mil.

A melhor forma de prevenir roubos em obras de construção civil é usar a tecnologia para vigiar e monitorar o ambiente. Proteger o espaço e os equipamentos utilizados é imprescindível para inibir ações criminosas. Além disso, muitos dispositivos podem ser aproveitados após o lançamento do empreendimento para garantir a segurança dos moradores.

A seguir, conheça algumas soluções que podem ajudar no combate aos roubos em obras de construção civil e entenda suas principais funcionalidades.

Tecnologias que ajudam a prevenir roubos em obras de construção civil

Soluções de segurança ajudam desde o início da obra, com barreiras de movimento que podem ser instaladas nos limites do terreno, até a finalização, como as lâmpadas inteligentes para simular presença. As principais tecnologias para prevenir roubos em obras de construção civil são:

• Câmeras de monitoramento com acesso por aplicativo;
• Sensor de presença com acionamento de alarme;
• Iluminação inteligente para simular presença na obra;
• Barreira de movimento com alertas sonoros.

1. Câmeras de monitoramento

As câmeras permitem acompanhar o dia a dia da obra à distância e, se usadas com um gravador digital, armazenam as imagens para consultas, caso seja necessário. As câmeras de monitoramento e vigilância da Intelbras são divididas por séries, para atender demandas diferentes.

Com alta qualidade de imagem e inteligência artificial, cada solução pode ser aplicada a projetos simples e complexos. Vale lembrar que mesmo utilizando os modelos para evitar roubos em obras de construção civil, as câmeras também podem ser aproveitadas após a entrega da obra.

2. Central de alarme

A central é composta por uma rede de sensores de movimento que permitem identificar a presença de intrusos na obra. Quando isso acontece, é emitido um sinal sonoro para inibir invasores, além do envio de uma notificação via aplicativo e SMS.

A estrutura de segurança identifica invasores e garante um acionamento rápido e imediato para agir. Assim, é possível chamar a polícia e se dirigir ao canteiro de obras quando receber uma notificação e evitar danos. Entre os benefícios da central de alarme estão:

• Tranquilidade e segurança para os trabalhadores;
• Evitar gastos indesejados devido a roubos e invasões;
• Acompanhamento dos dispositivos via aplicativo;
• Maior agilidade para lidar com as invasões e acionar a polícia;
• Praticidade na segurança e proteção da obra.

Além disso, a central pode ter outros equipamentos de segurança integrados a ela, como barreiras de movimento, cercas elétricas, detectores de fumaça e de gás. Com isso, é possível tornar o empreendimento mais seguro tanto para a finalização da obra quanto para os moradores.

3. Barreira de movimento

A barreira de movimento funciona de forma semelhante à cerca elétrica, porém sem o choque e com uma estética muito mais discreta e elegante. Isso porque seu funcionamento acontece por meio de dois sensores paralelos que formam raios infravermelhos.

Quando os raios são interrompidos há o acionamento da central de alarme com o alerta sonoro e envio da notificação. Invisível a olho nu, a barreira de movimento é ideal para quem não pode ou não quer fazer alterações estruturais no terreno.

4. Iluminação inteligente

Outra solução para evitar os roubos em obras de construção civil é a iluminação inteligente. Boa parte das inovações acontece quando os assaltantes identificam não haver ninguém na obra, por isso, vale a pena investir na tecnologia. 

Isso porque, ao utilizar as lâmpadas e interruptores inteligentes, é possível programar horários para ligar as luzes pelo celular e, assim, simular a presença de pessoas no ambiente. Isso ajuda a inibir ações criminosas, especialmente quando aliada aos outros equipamentos citados.

Como vimos, são diversas soluções que podem ajudar na segurança das obras e ainda serem utilizadas após a finalização, pelos moradores. Agora, descubra outras tecnologias da Intelbras para incluir em todas as etapas do seu empreendimento.

Fonte: Blog da Intelbras

Notícias Relacionadas

Revista

Revista Segurança Eletrônica: Setembro de 2024

Para visualizar e baixar a Revista Segurança Eletrônica, edição de setembro de 2024, basta clicar no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1dv6tsEQvTwgWawye6OH7L-qiJCHwKhA_

Destaque

Ocorrências de furtos e roubos caem 87% no entorno do Hospital das Clínicas da USP com apoio da tecnologia

Totens multifuncionais promovem integração com autoridades e aumentam a segurança para quem circula diariamente no maior complexo de saúde pública…

Destaque

Tecnologia israelense inédita de detecção de drones será destaque no Seg Summit 2024

Em meio a um cenário de constante conflito, Israel se destaca mundialmente pela inovação em tecnologias de defesa. Embora mísseis…