3 passos para melhorar a eficiência operacional da sua empresa

Se uma empresa está procurando otimizar processos, aprimorar a experiência do cliente, reduzir custos e aumentar a lucratividade, a solução é aprimorar a sua eficiência e o gerenciamento operacional do seu negócio.

Essa transformação de uma organização “analógica” para uma digital e inteligente, capaz de gerenciar, controlar e medir todas as áreas de uma empresa em tempo real, pode ser realizada em alguns passos, como explica o especialista Fernando Só, CEO da Performancelab.

“A todo momento as empresas estão produzindo dados que podem ser transformados em informações valiosas sobre suas próprias atividades e que poderão revelar para os gestores os pontos mais vulneráveis do negócio. Com a ferramenta certa, é possível identificar essas dores e solucioná-las, para gerar um aumento da produtividade, da qualidade e a performance dos serviços que fornecem”, falou o CEO.

Passo 1: Entender as necessidades da empresa

Antes de começar a focar em melhorar a eficiência operacional, é necessário entender quais são as necessidades dos clientes e do negócio. Desenhar qual seria o melhor processo para cada área da organização, focar em neutralizar os chamados grandes problemas de uma empresa, tais quais, o tempo de resposta que a equipe de campo leva para atender uma demanda do cliente, realizar um reparo ou uma manutenção em determinado equipamento, gerando atrasos, aumento de custos e insatisfação do cliente. Com esses pontos identificados, é possível determinar qual a solução mais indicada para o negócio.

Passo 2: Implementar um sistema de gestão operacional personalizado para a empresa

Após o estudo do cliente e do negócio, o próximo passo é implementar uma solução capaz de automatizar processos e trazer mais inteligência operacional para a rotina da organização. Nesta etapa, as atividades param de ser manuais e passam a ser digitalizadas, tornando possível a coleta de dados em tempo real de cada setor. Dessa forma, o gestor terá disponível o fluxo de trabalho completo de cada área e/ou de cada colaborador, com data, hora, localização, checklist preenchido, tipo de eventos apontados, solicitações,  responsáveis pelas atividades, status, entre tantas possibilidades.

“Através de um dashboard intuitivo, cada gerente e/ou supervisor passa a ter o controle da sua equipe em real time, dessa forma ele consegue identificar quais setores estão com problemas, porque um serviço não está sendo realizado, qual área tem mais ocorrências e reclamações e assim por diante. Além disso, a plataforma gera um relatório completo que auxilia o gestor na medição do desempenho”, disse Fernando Só.

Passo 3: Ampliar os canais de comunicação da empresa

Outra forma de aperfeiçoar a operação da organização é disponibilizando canais de comunicação entre as pessoas e a empresa. Essa é uma forma de incentivar os visitantes, clientes, prestadores de serviço e funcionários a relatarem eventos diferentes e que precisam ser corrigidos.

“Em um shopping, por exemplo, uma pessoa pode ir ao banheiro e identificar que uma das cabines está com vazamento. Ao invés de esperar que algum colaborador descubra que isso está ocorrendo, esse visitante pode apontar a câmera do seu celular para um QR disponível pela empresa terceirizada e relatar via formulário o evento. Essas informações aparecem automaticamente para o responsável pelo departamento, que pode dar andamento imediato à manutenção do banheiro”, explicou Fernando.

Um mesmo software de gestão operacional é capaz de fornecer uma série de possibilidades para a melhoria contínua da operação. Na plataforma da Performancelab, por exemplo, é possível controlar e gerenciar as atividades; monitorar e medir resultados; melhorar e aperfeiçoar processos; gerar feedbacks por meio de dashboards sob demanda, entre outras possibilidades. Como resultado, o prestador de serviços consegue evidenciar a entrega dos trabalhos definidos em contrato, cumprir os SLAs estabelecidos, mensurar os resultados, reduzir custos e fidelizar seus clientes.

A solução é ideal para empresas de serviços recorrentes, em qualquer segmento e porte, para ser aplicado pela indústria em suas necessidades de serviços, condomínios, comércio, saúde, hotelaria, alimentação etc.

Para conhecer mais sobre a Performancelab, suas ferramentas e tudo o que ela pode fazer pela sua empresa na prestação de serviços recorrentes, acesse: www.performancelab.com.br ou entre em contato através do WhatsApp: (11) 94576-9868.

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