Como funciona a tecnologia dos controladores de acesso facial e quais seus benefícios

Por Kleytton Belarmino, gerente do segmento de controle de acesso corporativo da Intelbras

Recentemente, o uso de controladores faciais em um famoso reality da TV brasileira chamou a atenção do público. Esse dispositivo, que libera o acesso dos participantes do programa a um quarto exclusivo, utiliza uma tecnologia que não está fazendo sucesso apenas na televisão, ela tem promovido os negócios no mundo todo. Segundo a consultoria Allied Market Research, o uso da biometria facial pode ter movimentado até US$ 9,6 bilhões (R$ 53 bilhões) em 2022. Mas você conhece essa tecnologia e os benefícios que proporciona?

Controladores de acesso facial

controlador de acesso facial utiliza uma tecnologia que reconhece o mapeamento de uma imagem do rosto de um indivíduo para servir como chave biométrica.

A necessidade, de um lado, de desenvolver uma solução de controle de acessos que protegesse efetivamente os espaços, ou seja, fosse à prova de invasões, e a pandemia do novo coronavírus, que obrigou a adoção de medidas sanitárias que utilizassem equipamentos sem nenhum tipo de contato físico, de outro, fizeram com que o uso de tecnologias faciais entrasse de vez no cotidiano das pessoas.

O sistema de controle de acesso funciona através de uma base de dados que utiliza um cadastro prévio dos rostos de todos os usuários do sistema. Com o cadastro realizado, o usuário poderá ter acesso a ambientes por meio de um escaneamento da face.

É uma solução desenvolvida com processador de alta velocidade e leitura de alta precisão, que evita filas e aglomerações nos pontos de acesso aos ambientes, ideal para locais com alto fluxo de pessoas.

Benefícios do uso de controle de acesso facial

Segurança

O controlador facial evita a entrada de pessoas sem autorização em locais e proporciona mais segurança no momento do acesso, seja na portaria de um condomínio, seja na entrada de um pequeno negócio ou de uma casa. Como a tecnologia dispensa as tradicionais chaves físicas — que podem ser perdidas ou copiadas indevidamente –, o rosto do usuário passa a ser a “chave” de acesso.

Praticidade

Ter a possibilidade de abrir portas ou portões de residências, condomínios, empresas sem a necessidade de chave física é uma grande vantagem. Uma solução de acesso facial permite fazer isso com muita facilidade. Imagine chegar do supermercado cheio de sacolas e só ter que aproximar o rosto do leitor para abrir a porta? Muito mais fácil e prático.

Confiabilidade

A tecnologia de reconhecimento facial evoluiu muito nos últimos anos, com leitores mais rápidos e precisos. Os equipamentos mais modernos têm tecnologia “anti-fake”, que analisa a profundidade da face, impossibilitando o uso de fotos e vídeos para enganar o sistema, por exemplo.

Alguns controladores de acesso disponíveis no mercado podem fazer a leitura facial em até 0,2 segundo mesmo que a pessoa esteja de máscara, boné ou óculos. Já a medição térmica dos indivíduos pode ser feita em até meio segundo — uma alternativa eficaz para evitar aglomerações e tornar os acessos de empresas, clínicas ou hospitais mais tecnológicos.

Gerenciamento

Controladores faciais, que seguem os requisitos da LGPD, fazem a contagem e o monitoramento do número de pessoas que circulam no ambiente. Esse tipo de solução permite o gerenciamento de espaços de forma automática sem a necessidade de um funcionário supervisioná-los o tempo todo. Atualmente, já são uma realidade no cotidiano de diversos setores, por conta do baixo custo, da evolução da tecnologia e da alta penetração de mercado.

Espera-se que nos próximos anos o segmento desses dispositivos continue crescendo, com softwares e produtos sendo aprimorados com novas funcionalidades. Dessa forma, as soluções de controle de acesso irão além do uso em programas de reality e estarão ainda mais presentes no dia a dia da população. Tudo isso causará um impacto muito positivo na sociedade, proporcionando mais segurança e agilidade para as tarefas rotineiras.

Notícias Relacionadas

Revista

Revista Segurança Eletrônica: Abril de 2024

Para visualizar e baixar a Revista Segurança Eletrônica, edição de abril de 2024, basta clicar no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1X6_88N-knKIHCQ_4cfijCC8KMgB5075h

Destaque

Tecnologia e gestão de pessoas são essenciais para combater os furtos internos

Para investir em tecnologia, é preciso, segundo Ungarello, que o varejista faça uma avaliação dos seus principais pontos de perdas…

Destaque

Congresso de Operações Policiais traz ao país feira alemã para forças de segurança

Após acumular mais de 22 mil participantes em três edições, o COP Internacional confirma sua realização entre os dias 16…