Conselho Nacional de Justiça muda sistema de segurança depois da invasão de ciberterroristas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou a mudança de seu sistema de segurança, além de acessos e senhas, depois da invasão de ciberterroristas, sofrido no dia 04 de janeiro, quando a credencial de um funcionário foi utilizada para publicar um mandado de prisão falso, contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ataque foi descoberto porque o mandado de prisão era assinado pelo próprio ministro, como se ele tivesse mandado se prender.

Em nota, publicada em seu site, o CNJ informa aos usuários de seus sistemas que, “em razão da necessidade de atualização da política de segurança da informação, associada à gestão da identidade e controle de acesso ao Sistema de Controle de Acesso – CNJ Corporativo, base de credenciais aos demais sistemas depositados na Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), foi implementada a revogação das senhas de acesso a todos os sistemas”.

Todas as senhas usadas no CNJ passaram a adotar um novo padrão de complexidade. Essa mudança, segundo informa o Conselho, irá exigir “renovação periódica, com a exigência, nos próximos dias, do segundo fator de autenticação (MFA). Para restabelecer o acesso aos sistemas do CNJ, os usuários deverão utilizar a funcionalidade “recuperação de senha”.

A invasão foi considerada grave porque o CNJ é um órgão de apoio à Justiça e a invasão a seu sistema permitiria acesso a todos os processos, decisões e ações da Justiça, em todos os níveis, por exemplo, cancelando condenações e ações, ou, como foi o caso, criando condenações, mandados de prisões e ações falsas contra qualquer pessoa.

A princípio, ao que parece, a ação se limitou a “fazer uma brincadeira” com Alexandre de Moraes, mas não está descartada a hipótese de que a ação tenha sido feita no sentido de ocultar outras invasões, alterando decisões e ações judiciais já que 97, 2% das ações judiciais do país atualmente são feitas eletronicamente e estão dentro do sistema do CNJ.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…