GSI estuda comprar câmeras com reconhecimento facial para o Palácio do Planalto

Gabinete de Segurança Institucional estuda modificar o protocolo para evitar novos atos criminosos contra os Três Poderes

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) estuda adotar novas medidas para aperfeiçoar a proteção e a vigilância do Palácio do Planalto, sede do governo federal em Brasília, depois da invasão e destruição do edifício no último domingo (8). As informações são de interlocutores da Presidência da República.

Uma das medidas analisadas pela equipe comandada pelo ministro do GSI, o general Gonçalves Dias, é a instalação de câmeras de segurança mais modernas no prédio, inclusive com tecnologia de reconhecimento facial.

Se um dispositivo como este já estivesse em funcionamento no Planalto, os criminosos que invadiram e depredaram o palácio no domingo poderiam ser mais facilmente identificados e punidos pelas autoridades.

A ideia de aprimorar a vigilância dos edifícios da Presidência da República não é nova. Em dezembro de 2020, o GSI chegou a publicar um edital para a compra de um sistema de videomonitoramento com câmeras com tecnologia de reconhecimento facial para o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Jaburu e para a Granja do Torto.

O edital previa a compra de um sistema de reconhecimento facial que permitisse superar desvios da imagem de referência, ou seja, alterações na aparência das pessoas, como mudanças de barba, penteado ou causadas pelo envelhecimento.

A previsão de gasto era de R$ 10,6 milhões. Dias depois, no entanto, a licitação foi suspensa e nunca mais retomada.

O GSI estuda ainda aumentar o efetivo de militares que integram os batalhões que fazem a proteção diária do Palácio do Planalto e implementar um novo protocolo de atuação desses batalhões. O número e o funcionamento deste novo procedimento ainda não foram detalhados – e não devem ser divulgados em um primeiro momento por questões de segurança.

Fonte: CNN

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…