Software de gestão de segurança eletrônica auxilia no monitoramento de patrimônios públicos e corporativos e na organização de eventos

O mercado de segurança eletrônica está em constante transformação. Por conta disso, nos últimos anos surgiu a necessidade de desenvolver plataformas que integrassem as mais variadas soluções, buscando aprimorar o monitoramento de cidades, prédios comerciais e públicos, empresas, indústrias, agronegócio e até de eventos.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor de segurança eletrônica movimentou R$ 9,24 bilhões em 2021, o que representou um crescimento de 14% sobre o ano anterior. Para 2022, a expectativa é de alta de 18% e uma movimentação de R$ 11 bilhões, com as soluções de inteligência artificial tendo cada vez mais espaço nesse mercado.

Por conta dessa demanda do mercado, a Intelbras criou o software Defense IA para unificar a gestão de soluções de segurança eletrônica, como câmeras de circuito fechado de televisão, gravadores e controladores de acesso. A plataforma conta com tecnologia de inteligência artificial embarcada, que torna a operação de segurança mais confiável, simples, eficiente, integrada e automatizada.

Entre os diferenciais do software estão:

Possibilidade de gerenciar milhares de dispositivos de segurança.

Gerenciamento e emissão de relatórios de fluxos de pessoas – com informações de análise forense, identificando detalhes como cores e tipos de roupas, uso de mochilas, óculos e bonés.

Busca de faces conhecidas e desconhecidas em bases de dados programadas.

Detecção de casos de violência e atividades suspeitas.

Buscas por veículos, considerando as características de cor, marca e informações da placa.

Capacidade de acionar outros dispositivos de forma automática. Um detector de incêndio, por exemplo, é acionado e as portas se abrem automaticamente, liberando a passagem.

Redução nos custos do projeto: menor necessidade de servidores, licenças e treinamentos que outros softwares.

Vale destacar que, para utilizar todos os recursos do Defense IA, é preciso que o sistema esteja equipado com câmeras de monitoramento que possam capturar os eventos ocorridos no local, fazendo por exemplo a leitura de cores, marcas e placas de carros.

Cenários de utilização

O Defense IA pode ser adquirido através de uma taxa única que possibilitará ao cliente usufruir a plataforma de forma vitalícia via computação na nuvem. Fácil de instalar e configurar permite a conexão com até 20 mil câmeras e outras soluções, como gravadores, catracas e portas automáticas, a plataforma vem sendo utilizada por prefeituras, bancos, shoppings, indústrias, supermercados, hospitais e escolas, auxiliando no monitoramento e na resolução de ocorrências de situações indesejadas, como furtos e roubos.

O sistema esteve presente em importantes eventos culturais, públicos e privados em 2022, auxiliando as organizações a obterem sucesso em suas estratégias de segurança. Entre os exemplos, tem-se o Ribeirão Rodeo Music. Com a ajuda das soluções da Intelbras, houve queda de 93% dos furtos no local do evento. Outro caso é o da Oktoberfest Blumenau, que foi considerada a mais segura da história, com apenas 145 boletins de ocorrência registrados, nove pessoas presas e queda de 80% no número de furto de celulares em relação a 2019 — novamente com o auxílio do Defense IA e demais soluções de segurança eletrônica da Intelbras.

O Defense IA vem se mostrando referência no mercado de software de gestão de segurança eletrônica e já conquistou reconhecimentos e prêmios.

Próximas atualizações

Por ser uma plataforma que possibilita aprimoramento ao longo do tempo, a Intelbras está planejando atualizações importantes para o software, de forma a integrar soluções da Khomp (empresa do grupo Intelbras) compatíveis com a internet das coisas (IoT) — que estarão em alta com a implantação da tecnologia 5G no Brasil. Entre as possibilidades futuras, há estudos em andamento para tornar o software compatível com soluções de redes e energia, especialmente as de linhas de switches e nobreaks da Intelbras.

Essa entrada da Intelbras no mercado de software de gestão vai simplificar a forma como as empresas privadas ou organizações públicas lidam com os mais variados equipamentos de segurança de forma integrada e unificada. Os resultados apresentados até o momento indicam que o Defense IA é um importante complemento para o portfólio de segurança eletrônica da companhia, e suas atualizações vão torná-lo cada vez mais indispensável para empresas privadas e órgãos públicos.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…