Segurança Expandida da Performancelab auxilia na segurança de bairros e cidades

Há até alguns anos, a segurança de bairros e comunidades ficavam sob a responsabilidade apenas de agentes públicos e/ou vigilantes particulares contratados por condomínios e lojistas. Porém, com o avanço das tecnologias de proteção e comunicação, foi possível estabelecer redes de monitoramento, que vêm se ampliando, com a finalidade de unir moradores, comerciantes e membros da sociedade para que possam contribuir com a segurança do espaço onde habitam.

Um dos caminhos encontrados pela sociedade civil para reduzir os índices de criminalidade nas cidades é o movimento de adesão a equipamentos e sistemas de segurança nas residências, condomínios e nos pontos comerciais que constituem o bairro. Dessa forma, no caso de uma ocorrência como acidente, furto de celular, roubo de carros etc, a solução de monitoramento poderá ajudar a esclarecer o evento e até identificar os responsáveis.

“Imagina diversos quarteirões utilizando o mesmo sistema de câmeras e o mesmo software de gerenciamento, tudo padronizado, seguindo o mesmo índice de qualidade. Com essa ferramenta, a empresa de segurança consegue acompanhar toda a história da ocorrência. No modelo convencional, onde cada prédio, casa e loja tem o seu próprio sistema, as evidências são perdidas e nada é medido e/ou controlado, ou mesmo compartilhadas”, explicou Fernando Só, CEO da Performancelab

Segurança Expandida em cidades

A Segurança Expandida, modelo desenvolvido pela Performancelab e que tem como conceito ampliar a segurança em condomínios empresariais ou residenciais, indústrias, postos de trabalho, shoppings, etc., ao conceder aos colaboradores e visitantes a possibilidade de reportar uma anomalia ou algo fora do lugar nas áreas e instalações da organização. Também pode ser aplicada em projetos de segurança integrada, como em bairros e comunidades, fornecendo aos moradores, lojistas e pedestres da região a possibilidade de reportar algo relevante que ocorreu na rua e que precisa ser resolvido.

Casos como danos a propriedade, assaltos, furtos e até desaparecimento de cachorros são esclarecidos. “Um dos nossos parceiros que utiliza o sistema de Segurança Expandida no seu projeto de monitoramento e proteção conseguiu resolver diversas ocorrências graças a ajuda dos cidadãos que reportaram o ocorrido em tempo real para os operadores da central de segurança utilizando o sistema da Performancelab. Até casos de pets desaparecidos são resolvidos, isso porque a pessoa que o encontrou consegue avisar a central e enviar fotos do animal pelo software, e o dono pode assim recuperá-lo”, disse Fernando Só.

Para que os cidadãos possam reportar ocorrências e anomalias no bairro, a empresa de segurança disponibiliza em locais estratégicos QR Codes que podem ser escaneados pelo celular. Ao abrir o link, a pessoa tem acesso a um formulário simples e personalizado, em que pode relatar o que precisa ser resolvido. Imediatamente a solicitação é enviada para o setor responsável, que passa a ter ciência da situação.

“Além de reportar o evento, o sistema da Performancelab permite o tratamento dos dados recebidos e assim transformá-los em informações, para que o gestor tenha acesso a uma série de dashboards sobre as ocorrências e a conformidade de sua operação, propiciando a tomada de melhores decisões. Esses dados tangibilizam o processo de inspeções com checklists, evidenciam e otimizam as atividades operacionais, e trazem o desempenho dos processos e das equipes”, finalizou Fernando Só.

Para conhecer mais sobre a Segurança Expandida e outras ferramentas desenvolvidas pela Performancelab, acesse: www.performancelab.com.br ou entre em contato através do WhatsApp: (11) 94576-9868.

Notícias Relacionadas

Artigos

Insegurança em Brasília: a integração é o caminho

Por Glenda Negreiros, especialista da Brasfort As recentes manifestações dos moradores da Asa Norte e do Noroeste, em Brasília, que…

Destaque

Câmeras de vigilância são colocadas dentro de banheiros de escola pública em PE

Segundo estudantes, equipamentos gravam imagens dentro de cabines nos banheiros feminino e masculino, e qualquer pessoa que entre na sala…

Destaque

Projeto sobre segurança prevê compartilhamento de imagens de vigilância

A senadora Rosana Martinelli (PL-MT) apresentou um projeto de lei, o PL 3.639/2024, que institui o Programa Vigia Mais em todo o…