Como aumentar o ROI com serviços gerenciados de segurança

Por Luiz Olivieri, diretor de Engenharia e Serviços da Motorola Solutions

É evidente que as tecnologias certas impulsionam o desenvolvimento das operações de prevenção e segurança em qualquer âmbito, permitindo que as equipes atuem de forma mais rápida, eficiente e coordenada. O investimento em tecnologia é necessário, mas precisa ser feito de forma inteligente e estratégica.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no Brasil foram investidos 105 milhões de reais em 2021. Ainda assim, o crime gera prejuízo significativo no país e em outros países da região. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) revelou que só o crime violento custa à América Latina até 261 bilhões de dólares por ano, não só em termos de perdas materiais, mas também em termos de falhas nas políticas.    

Um aspecto positivo é que há muito espaço para melhorar o investimento sem aumentar o gasto. Um investimento eficiente e de qualidade nesta área, realizado de forma metódica, com uma projeção de longo prazo, pode levar a padrões significativamente melhores de prevenção e segurança.

Serviços Gerenciados: relevância estratégica

O ideal é adotar um conjunto de soluções inteligentes que cubram todas as etapas do trabalho de segurança: prevenção, identificação e registro para evidência.      

Em resumo, esses serviços gerenciados se encarregam do fornecimento, gerenciamento, manutenção e evolução tecnológica dos equipamentos de vigilância – tanto de rádio como audiovisuais – durante toda a vida útil de um projeto de segurança. Desta forma, é o especialista o responsável pela operação e coordenação da tecnologia, liberando as empresas e/ou órgãos de segurança pública desta tarefa para que possam se concentrar no negócio principal de suas respectivas operações.

Isso permite garantir que os sistemas operem de forma confiável e com o mínimo de interrupções, seja para uma empresa privada ou para um órgão de segurança pública. De fato, o gerenciamento considera – de forma planejada – as atualizações e renovações tecnológicas que o equipamento requer, seja ele manufaturado por nós ou integrado. No longo prazo, isso implica uma significativa redução de custos, se considerarmos a importância de ter os sistemas devidamente mantidos para que estejam totalmente preparados para enfrentar situações de estresse, pois é nos momentos mais críticos que mais precisamos de suporte tecnológico de última geração.

Tudo o que foi mencionado acima também se traduz em confiabilidade, no sentido amplo da palavra, tanto para a integridade física daqueles que dependem desses sistemas, quanto para o escopo econômico de uma operação ou projeto, já que proporciona um fluxo invariável de despesas, garantindo um valor previamente estabelecido.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente

Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…

Cases

Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA

A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…

Destaque

Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias

O acidente na BR-277, onde um caminhão tombou sobre uma van que levava os atletas de remo de Pelotas (RS),…