Segurança melhora em cidades que contam com totem de alta tecnologia

Totens aumentam segurança com alta tecnologia, que diminui tempo de espera para atendimentos policiais e registra ocorrências em vídeo

Soluções inovadoras em segurança fazem a diferença na hora de coibir e solucionar crimes urbanos. A sensação de insegurança, vista em crimes que vão de roubos a danos ao patrimônio público, pode ser diminuída com uso de tecnologias inteligentes. Um planejamento urbano eficaz passa também pela atenção ao que há de mais moderno para a segurança pública — e é do Brasil uma dessas tecnologias.

O totem de segurança da Helper Tecnologia é uma inovação brasileira patenteada que vem trazendo cada vez mais segurança para áreas urbanas. “Apesar do conceito de cidade inteligente ser relativamente recente, ele já se consolidou como assunto fundamental na discussão da segurança global e movimenta um mercado gigante de soluções tecnológicas”, aponta Edison Endo, Diretor da Helper. Tanto que o Governo Federal tem destinado verbas para estados e municípios para investir na contratação de novos equipamentos e tecnologias.

O resultado é visível em diversos casos. A cidade de Cotia, por exemplo, na região metropolitana de São Paulo, que estava na 134a posição de cidades mais seguras do estado, pulou para a 22a posição em menos de dois anos, de acordo com o Instituo Sou da Paz. O prefeito de Cotia, Rogério Franco, comentou sobre a influência que essa tecnologia teve na melhoria de vida: “Desde que assumi a prefeitura, iniciei estudos para investimento em segurança, e encontramos nos totens da Helper uma solução para o sistema de segurança do município”.

Em São Vicente, casos recentes ganharam as redes sociais. Os totens da Helper foram fundamentais em casos de coibição e solução de crimes. Um grupo de suspeitos foi visto tentando roubar fiação de postes no Parque Bitaru. O Centro de Controle Operacional acionou a Guarda Municipal que pode agir na hora e impedir o caso. Na Praia dos Milionários, um casal de idosos que foi vítima de assalto acionou a Polícia Militar que foi monitorando a rota de fuga dos suspeitos, abordados na sequência e levados ao Distrito Policial.

A presença física dos totens, imponente, já proporciona um sentimento de maior segurança, o que é apenas uma das vantagens do modelo. Os equipamentos contam com sistema de sirene e giroflex para alertas instantâneos, e câmeras que monitoram o entorno em 360de forma simultânea. Há ainda sistema de áudio que pode transmitir mensagens à população, e o botão de emergência que diminui o tempo de resposta a situações de risco, por estar diretamente ligado a uma central de comando.

Essa tecnologia favorece análises inteligentes de imagens, detectando situações de risco e facilitando a ação policial. As câmeras detectam aglomerações de pessoas, invasões a áreas restritas contagem de pessoas e objetos, até reconhecimento de placas e controle de direção, entre outros. E essa tecnologia vai sendo aprimorada, como pesquisas para detecção de disparo de arma de fogo.

Notícias Relacionadas

Artigos

Insegurança em Brasília: a integração é o caminho

Por Glenda Negreiros, especialista da Brasfort As recentes manifestações dos moradores da Asa Norte e do Noroeste, em Brasília, que…

Destaque

Câmeras de vigilância são colocadas dentro de banheiros de escola pública em PE

Segundo estudantes, equipamentos gravam imagens dentro de cabines nos banheiros feminino e masculino, e qualquer pessoa que entre na sala…

Destaque

Projeto sobre segurança prevê compartilhamento de imagens de vigilância

A senadora Rosana Martinelli (PL-MT) apresentou um projeto de lei, o PL 3.639/2024, que institui o Programa Vigia Mais em todo o…