Empresa de segurança privada aponta tendências tecnológicas para 2023

O Grupo GR fez um balanço de 2022 e apontou as tendências tecnológicas para o próximo ano. Com uma projeção de crescimento de quase 18% para 2022, com faturamento bruto previsto de mais de R$ 730 milhões, frente aos R$ 620 milhões no ano passado, a empresa investe em projetos de implantação de tecnologia integrada com objetivo de alcançar excelência operacional.

Segundo Ricardo Bacci, Superintendente de Soluções do Grupo GR, a introdução de tecnologias disruptivas em qualquer mercado é um processo de educação, acima de tudo. “No ano de 2022 tivemos a oportunidade de ofertar muitas soluções baseadas em inteligência de vídeo, cada vez mais em nuvem e mais voltadas à cybersecurity. Os clientes estão absorvendo os conceitos e devem direcionar o orçamento de 2023 paras estas linhas. Enquanto isso, as soluções mais tradicionais continuam fortes, como os leitores faciais e de placas de veículos para controle de acesso, os serviços remotos e as soluções de vídeo”, conta.

E para quem pretende investir nos próximos anos, há excelentes alternativas em inteligência artificial, plataformas on cloudmobilesoftware based no lugar de hardware based e cibersecurity. Para o próximo ano, Bacci aponta ainda maior desenvolvimento dos vídeos analíticos monitorados externamente, além de soluções cada vez mais em nuvem, desde o processamento até o armazenamento de dados e a segurança destes dados.

“Pretendemos levar para os condomínios e para as ruas essa inteligência, a fim de tornar preventivo e realmente efetivo o uso de algumas soluções que entendemos que ainda se mostram reativas. Uma tecnologia só pode resolver algum problema se for mais rápida, mais efetiva ou mais barata do que fazê-lo com uso de mão de obra (disruptiva ou incremental). Além disso, deve entregar ganhos reais, senão perde o sentido”, explica.

Bacci destaca o aperfeiçoamento dos classificadores de objetos em cena e o compartilhamento do aprendizado profundo de máquinas deep learning, em especial aplicado aos metadados gerados nas soluções de acesso, alarme e vídeo. “É uma realidade que já está aí, pronta para ser aplicada. Entendemos que tudo está convergindo para as inteligências artificiais que analisam imagens e metadados”, afirma.

E ressalta ainda o 5G como protagonista. “Será um grande game changer. O potencial é enorme e todas as soluções que estamos investindo partem do pressuposto da existência da conectividade. Soluções on premisse ainda vão existir, mas o caminho on cloud se mostra o mais viável a curto prazo. A convergência do uso do 5G com processamento em nuvem e segurança de dados mudará os mercados. Câmeras inteligentes que se ligam direto, via 5G, a plataformas em nuvem com processamento e armazenagem, redes 5G dedicadas substituindo redes cabeadas, dispositivos IoT em redes 5G e conectividade de qualidade, são algumas das possibilidades empolgantes”, conclui.

A estratégia de crescimento do Grupo GR contemplou neste ano um investimento de R$ 3,5 milhões nas áreas de tecnologia e desenvolvimento humano e a total digitalização de seus processos, com o GR ONE, projeto que conta com a parceria da Totvs para implantação do sistema de gestão Protheus.

O GR ONE é a implementação de uma plataforma tecnológica integrada, mobile em cloud, que permitirá ter acesso a dados seguros, com processos ágeis e informações estruturadas para as melhores interações com os colaboradores, clientes e fornecedores, a fim de alavancar a excelência operacional.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…

Destaque

WDC Networks anuncia novo posicionamento estratégico voltado para verticais de mercado

O novo modelo de operação visa otimizar o foco em resolver os problemas dos clientes integrando as diversas linhas de…