Benefícios de adicionar análise de vídeo aos sistemas de vigilância

Os sistemas de segurança evoluíram ao longo dos anos, tornando-se mais sofisticados à medida que a tecnologia avança. As câmeras de vigilância por vídeo tornaram-se mais comuns, com saídas de maior resolução e recursos funcionais, no entanto, o processo de revisão da filmagem pode ser tedioso e propenso a erros humanos.

Como resultado, sistemas de segurança mais complexos começaram a usar análise de vídeo para simplificar o monitoramento e a análise de imagens arquivados ou de feeds ao vivo para aperfeiçoar a segurança.

Mas afinal, o que é análise de vídeo?

Trata-se de uma solução que pode reconhecer automaticamente eventos temporais e espaciais em vídeos. Por meio de aprendizado de máquina, algoritmos e inteligência artificial, o sistema pode monitorar e detectar alterações no ambiente, objetos, atributos de objetos, comportamentos de movimento e outros elementos.

Essa tecnologia pode ser usada para monitorar e revisar imagens em tempo real, permitindo que os usuários obtenham dados de padrões e comportamentos. Por causa disso, a análise de vídeo tem uma ampla gama de aplicações, especialmente no mercado de segurança.

“A análise de vídeo desenvolvida pela Digifort é capaz de rastrear e identificar diversos elementos em um vídeo, e caso um evento seja detectado, a equipe de segurança é imediatamente alertada. A solução também pode ser utilizada para revisar e analisar imagens anteriores para fornecer aos operadores dados importantes com o objetivo de aprimorar as estratégias de segurança”, explicou Roberto Graciosi Filho, gerente de projetos e técnico do Digifort.

Conheça alguns benefícios que a análise de vídeo pode proporcionar para um projeto de segurança:

• Reconhece adulteração da câmera

Vandalismo e obstrução de câmeras podem comprometer uma parte crítica de qualquer sistema de segurança. O software Digifort permite que o sistema reconheça se uma câmera foi marcada por um vândalo, se está sendo desmontada ou se está sendo movida para longe de uma cena pretendida e dispara o alarme.

• Detecta diversos tipos de movimento

Ao visualizar ou revisar as imagens da câmera, há situações em que várias ações e elementos estão em jogo. Isso pode dificultar saber onde a câmera deve focar e acompanhar detalhes mais importantes. Com a análise de vídeo da Digifort, a detecção de movimento pode ser calibrada para ser mais precisa, isso permite que o sistema selecione objetos-alvo de movimentos e outros elementos ao redor, como brilho de luz, folhas ao vento e afins. Esses movimentos naturais podem ser ainda definidos para limites de atividade, minimizando alarmes falsos.

• Reconhece características faciais

Com esta função, os sistemas de segurança podem captar vários rostos em um feed de vídeo e executá-los em uma lista de bancos de dados públicos e privados. Isso pode ser feito em tempo real em feeds ao vivo ou ao processar vídeos arquivados. O software Digifort pode ser usada para identificar pessoas em vários contextos, como acompanhamento de visitantes e terceiros ou detecção de suspeitos de uma violação de segurança.

• Contagem e filtro de pessoas, objetos e veículos

Esta função permite que o sistema conte assuntos, como pessoas e objeto, quando o movimento é detectado em uma visualização específica. Os usuários podem definir as configurações necessárias, como definir áreas de interesse e limites de atividade para obter uma contagem precisa. Contar objetos com precisão pode ajudar a segurança a vasculhar áreas de alto volume e aumentar a equipe para monitoramento no local. Ele também pode ser usado para monitorar padrões de comportamento em locais como estacionamentos ou calçadas – como um aumento repentino de pessoas em uma saída – notificando a equipe se esses padrões forem interrompidos.

• Detecta objetos levados ou deixados para trás

Violações de segurança que levam a incidentes como roubo e atentados podem ser difíceis de proteger, especialmente em áreas de tráfego intenso. O tempo entre detectar o evento e agir é crítico, especialmente quando vidas estão em perigo. Com a análise de vídeo Digifort, o sistema pode ser calibrado para detectar quando objetos designados são removidos de uma área específica ou quando um objeto aparece ou é deixado em uma área definida e permanece lá. Assim que uma ação é tomada, um alarme dispara para alertar a equipe de segurança.

Para saber mais sobre a análise de vídeo da plataforma Digifort, acesse: www.digifort.com.br/analise-avancada-de-video.php

Notícias Relacionadas

Artigos

Insegurança em Brasília: a integração é o caminho

Por Glenda Negreiros, especialista da Brasfort As recentes manifestações dos moradores da Asa Norte e do Noroeste, em Brasília, que…

Destaque

Câmeras de vigilância são colocadas dentro de banheiros de escola pública em PE

Segundo estudantes, equipamentos gravam imagens dentro de cabines nos banheiros feminino e masculino, e qualquer pessoa que entre na sala…

Destaque

Projeto sobre segurança prevê compartilhamento de imagens de vigilância

A senadora Rosana Martinelli (PL-MT) apresentou um projeto de lei, o PL 3.639/2024, que institui o Programa Vigia Mais em todo o…