Benefícios da receita recorrente no mercado de monitoramento de alarmes

O mercado global de segurança foi avaliado em R$ 40 bilhões em 2020 e a previsão é que atinja R$ 68 bilhões até 2026, um crescimento anual de 8,98%, segundo previsão da Mordor Intelligence. Entre os fatores que colaboram para essa expansão está a busca cada vez maior de empresas e famílias por mais proteção, tanto nas residências como nos comércios, escritórios, indústrias; além da chegada de novas tecnologias e investimentos e o aumento da digitalização das operações.

Somente no Brasil, o setor de segurança eletrônica faturou R$ 9,24 bilhões em 2021, um crescimento de 14% em relação ao ano anterior, e a expectativa é que o setor supere 18% em 2022.

Tamanho crescimento, oportunidades e inovações tem feito os profissionais de segurança irem além de apenas vender sistemas, ofertando também uma prestação de serviço periódica por meio de contratos de suporte, manutenção, monitoramento e gerenciamento.

Esse conceito gera para a empresa de segurança uma receita recorrente, que é o pagamento mensal, trimestral ou semestral que o cliente realiza para ter determinado serviço. Tal modelo de negócio beneficia tanto os instaladores e integradores como os clientes, que estão contratando um atendimento personalizado para as suas operações.

O especialista em segurança Thiago Compri é diretor da Égide Service, uma das maiores empresas de terceirização de centrais de monitoramento do Brasil. Ele conta com mais de 12 anos de experiência no mercado de segurança com receita recorrente e listou os principais benefícios dessa modalidade de negócio. 

1. Previsibilidade

As empresas de segurança que operam no modelo de contrato, fornecendo o serviço de monitoramento de alarmes, por exemplo, raramente se perdem na previsão financeira, porque os clientes pagam mensalmente o valor acordado, gerando uma previsibilidade na receita. Assim, ao invés de começar do zero todos os meses, correndo para vender equipamentos, o integrador mantém a sua base de clientes e cresce a cada novo contrato fechado.

2. Gestão de despesas

Em um modelo de negócio tradicional, a empresa só consegue mensurar o desempenho após o fechamento do trimestre. Como na modalidade de receita recorrente há a previsibilidade, a empresa consegue gerenciar suas despesas com precisão, podendo ajustar mensalmente o aumento ou a redução das despesas para igualar com as receitas.

3. Escabilidade

A escabilidade é uma forma de crescer em clientes e faturamento, sem precisar aumentar os custos mensais. Como a empresa recebe receita todos os meses, fica mais fácil gerenciar o lucro para investir na expansão do negócio de uma maneira menos arriscada. 

“Esse crescimento pode ser levado a potência máxima ao terceirizar toda a parte operacional do negócio. Ao invés do profissional de segurança investir na construção de uma central de monitoramento, que precisa de um grande investimento inicial e um alto custo para manter, ele pode deixar a parte de atendimento, monitoramento e tratativa de alarme com uma organização especializada e direcionar os esforços para a divulgação do negócio e fechamento de novos contratos. Com uma central terceirizada a margem da receita recorrente se torna muito maior, porque o custo operacional é cortado pela metade”, explicou Thiago Compri.

4. Fidelização

No modelo de receita recorrente o integrador desenvolve uma conexão mais forte com o cliente, aprofundando o relacionamento comercial e aumentando as chances de renovação de contrato e indicação. Com uma base de clientes fiel, as empresas gastam menos tempo e dinheiro na aquisição de novos clientes, o que aumenta sua valorização.

5. Flexibilidade

Durante a prestação de serviços a necessidade do cliente pode mudar, podendo ser expandido e acelerado como reduzido provisoriamente. Essa flexibilidade beneficia tanto o cliente quanto o profissional de segurança, que poderá sempre fomentar a ampliação da prestação de serviço com novos produtos.

“Os profissionais de segurança tem essa mesma flexibilidade com a Égide, eles podem fechar contas conosco e ir adicionando novos serviços conforme o seu crescimento, não se limitando apenas ao monitoramento de alarme, podendo oferecer monitoramento patrimonial, portaria remota e rastreamento veicular, ampliando ainda mais a sua atuação no mercado sem precisar investir em estrutura, equipe especializada, tecnologia, entre outros”, finalizou o especialista.

Para saber mais como funcionam as soluções da Égide Service e como implementar os serviços, entre em contato com a empresa, acesse: www.egideservice.com.br.

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