Empresa catarinense cria alarme que usa inteligência artificial para melhorar monitoramento

Sistema identifica presença de estranhos em área monitorada e tem botão de pânico que pode auxiliar pessoas até em emergências

A inovação ocupa espaço importante na área de segurança eletrônica, mercado que cresceu 14% em 2021 e já movimenta mais de R$ 9 bilhões anuais segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese). Na disputa pela preferência dos clientes, equipamentos com alta tecnologia se destacam ao oferecer segurança, comodidade e até a possibilidade de oferta de outros serviços além da proteção patrimonial. Resultado de três anos de desenvolvimento e R$ 15 milhões investidos, um novo sistema de alarme da Orsegups usa inteligência artificial para melhorar o monitoramento de residências e empresas.

No processo de criação do novo produto, a Orsegups foi a primeira empresa de segurança brasileira a utilizar o Watson, plataforma de serviços de inteligência artificial da IBM que é considerada um marco no avanço dessa tecnologia. O resultado foi um sistema totalmente sem fio, com tecnologia 100% própria, desenvolvida pela catarinense que é a maior empresa brasileira de segurança eletrônica, com mais de 80 mil clientes em todo o País.

O Alarme 365, como foi batizado, tem diferenciais como a facilidade de instalação, feita em 40 minutos, e a alta tecnologia. O software criado especialmente para o alarme é ligado a sensores que identificam qualquer movimentação na área monitorada. De forma imediata, o sistema envia um alerta e uma imagem do ambiente para a central da Orsegups. Em poucos segundos a equipe responsável segue o protocolo indicado.

Em caso de contato com o proprietário do imóvel, a atendente pode conversar com as pessoas, solicitando um código de segurança. Se for usada a senha de coação, há o acionamento da polícia sem disparo do alarme.

Operado por aplicativo ou controle remoto, o equipamento também permite que o proprietário veja a qualquer momento imagens em cores e em alta resolução do interior do imóvel. Em caso de emergências – um acidente doméstico ou um mal súbito, por exemplo – existe a possibilidade de ativação de um botão de pânico (função safe-call) e o contato imediato com a equipe de monitoramento. A comunicação entre a residência ou a empresa e a central de monitoramento é feita por voz, de maneira bidimensional – o cliente conversa com a Orsegups.

Superintendente do Alarme 365, Douglas Pinheiro diz que há alguns anos a empresa vem investindo no projeto de se transformar num grande fornecedor de soluções em segurança, o que levou à implantação de uma fábrica própria com alta tecnologia para produção de componentes eletrônicos.

“Percebemos que com a tecnologia e a mão de obra que desenvolvemos internamente é possível vender mais que serviços. O projeto começou em 2019 e exigiu anos de pesquisa e desenvolvimento. No início deste ano começamos a avaliar o produto em campo, com um grupo teste, e lançamos a novidade no mercado em maio. Para nossa surpresa, as vendas superaram todas as metas definidas para o período inicial”.

Segundo ele, a alta tecnologia do produto é o que mais atrai os clientes, principalmente residenciais, mas também proprietários de escritórios, de consultórios e de empresas de médio e pequeno porte. Outro diferencial, acrescenta, foi a conquista recente, pela Orsegups, das ISOs 27701 e 27001, de segurança da informação.

“O sistema muitas vezes fica dentro da casa das pessoas. É importante que elas tenham a certeza de que as imagens e dados colhidos vão ser protegidos por criptografia e processos devidamente certificados”.

Diferenciais do Alarme 365

• Verificação por imagem em tempo real

• Captação de imagens coloridas e com alta resolução

• Comunicação bidirecional – atendente “conversa” com o usuário

• Comunicação por múltiplos canais

• Proteção 24 horas por dia

• Sistema totalmente sem fio

• Fotossensor equipado com sensor anti-sabotagem capaz de identificar tentativas de mudança de posição ou desligamento

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…