Startup quer instalar data centers na Lua para armazenar dados importantes

A ideia é ter um lugar mais seguro que a própria Terra

A informação é a maior e mais cara moeda criada pela raça humana. Por isso, armazenar esses dados em um local seguro se tornou uma missão de outro mundo, literalmente.

A preocupação com a segurança das informações é tão grande, que a startup americana Lonestar Data Holding planeja construir uma rede de data centers na Lua.

A empresa explicou que a Lua é o local ideal para atender o segmento premium da indústria global de armazenamento de dados de US$ 200 bilhões, ao mesmo tempo em que aborda as principais preocupações ambientais da biosfera desencadeadas pelo crescimento dos data centers em todo o mundo.

Ainda segundo a companhia, a startup já está executando o primeiro servidor web do mundo na Estação Espacial Internacional. O objetivo é que as informações também ajudem futuras missões lunares, além de salvar o conhecimento humano após um possível desaparecimento do planeta.

“Dependemos dos dados para quase tudo o que fazemos e é muito importante para nós como espécie mantê-los na biosfera cada vez mais frágil da Terra. A nossa Lua representa o lugar perfeito para armazenar com segurança o nosso futuro”, disse o fundador da Lonestar, Chris Stott, em um comunicado à imprensa.

A missão estava prevista inicialmente para decolar no quarto trimestre deste ano, no foguete Falcon 9 da SpaceX, mas foi adiada para 2023.

A segurança dos data centers na Terra

Para as empresas que preferem manter suas operações na Terra, é preciso reforçar cada vez mais a segurança das suas plantas contra ameaças físicas.

“Os dados são o novo ouro para os criminosos, por isso as empresas de data centers precisam agir de maneira preventiva e efetiva contra qualquer tentativa de invasão de suas instalações”, disse o especialista em segurança e diretor da Ôguen, Hen Harel. “Uma segurança perimetral 3D traz   segurança por céu, terra, água e contra escavações. Isso porque o monitoramento é realizado com drones automatizados, radares de segurança de alta performance e minas eletrônicas inteligentes, sendo ideal para grandes áreas e ambientes desafiadores”, disse Hen Harel.

Para conhecer mais detalhes sobre a Segurança Perimetral 3D da Ôguen, acesse: www.oguen.com.

Notícias Relacionadas

Artigos

Insegurança custa caro para os brasileiros

Por Marco Antônio Barbosa Sabemos o quanto é ruim viver em um país com um sentimento de insegurança. O medo…

Destaque

Intel e Irisity anunciam parceria estratégica

A parceria global expande ao Brasil e América Latina para revolucionar as análises de vídeo com IA em sistemas de…

Cibersegurança

Cibersegurança versus IA , aliadas ou inimigas?

Por Renato Mirabili Junior Um dos assuntos mais comentados da atualidade é a Inteligência Artificial, sendo também uma das áreas…