Indústria farmacêutica cresce e desafios com a segurança aumentam

Por Jefferson Costa

A indústria farmacêutica vem crescendo na ordem dos dois dígitos nos últimos anos. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma), a previsão para 2021 era de alta de 10%, mas o setor encerrou o ano acima do esperado, com crescimento de 14,5%. Junto ao varejo, a venda de medicamentos para hospitais foi um dos fatores que fez subir o faturamento e a expectativa do setor para 2022 é que o crescimento continue em expansão.

O impulso no crescimento desse segmento atrai olhares externos e uma das preocupações é a falta de profissionais qualificados para abordar o tema de segurança dessas indústrias que, muitas vezes, o direcionam para áreas de manutenção e, ou, facilities. Outro ponto é que normalmente as empresas não estão preparadas para tratar incidentes de segurança, seja por falta de recursos ou de profissionais qualificados.

Entre os riscos comumente mapeados estão o roubo, que pode ocorrer na etapa de recebimento e estocagem de insumos, na produção, na armazenagem ou na etapa final de distribuição, assim como há risco de acesso indevido à área fabril, que pode ocasionar a perda da produção devido à contaminação da linha e o furto de produtos controlados ou de alto valor agregado. Também devemos considerar o furto de informações, um risco que muitas vezes não é mensurado, mas pode trazer um grande impacto financeiro ou estratégico para as empresas.

Afinal, como estar preparado para enfrentar esses riscos que a cada dia são mais comuns na indústria farmacêutica? A Segurança Exponencial veio para ajudar a mapear e tratar as vulnerabilidades, apoiando no planejamento das melhores estratégias e soluções que, baseadas em inteligência, monitoramento constante de indicadores, reforço na conscientização das pessoas e procedimentos, contribui para a mitigação dos riscos e para uma gestão mais próxima dos processos.

Diante desse cenário, hoje, as grandes indústrias já estão modificando sua estrutura colocando a Segurança Empresarial como uma peça fundamental que, quando bem capitaneada e gerida por profissionais qualificados, traz grandes resultados.

As aplicações dos conceitos de Segurança Exponencial tratam, por exemplo, do aumento da performance dos indicadores da área, do provisionamento de equipamentos para a verificação automática dos EPIs, gerando alertas ou impedindo o acesso quando em não conformidade com os requisitos adotados, da prevenção de acidentes quando áreas proibidas ou sensíveis são acessadas sem autorização, da padronização de processos e do suporte à diretoria na gestão de crises, entre outros.

No controle de acesso, especificamente, uma das tecnologias a serem aplicadas é o reconhecimento facial para identificação do colaborador. Ela fará a verificação de permissão para acessar aquela área ou ainda a restrições como ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), férias vencidas e até se está portando todos os equipamentos de segurança necessários para entrar naquele espaço.

Além desses controles, podem ser empregadas soluções de vídeo analítico que ajudam a identificar situações adversas, como mal súbito, abandono da posição de trabalho, pessoas de outras áreas em local não permitido e até alertas sobre possíveis atitudes.

A Segurança Exponencial também é aplicada na cadeia de distribuição do produto acabado, cujo controle sobre as informações do veículo e seus atuadores são fundamentais. Com a aplicação de Inteligência Artificial para identificar anormalidades do condutor, tal como um mal súbito ou sonolência, aliada a processos bem definidos, o número de acidentes tende a reduzir e a performance de entrega é melhorada. Na indústria farmacêutica, ao se transportar termolábeis, além das preocupações citadas acima, acrescentamos a temperatura do veículo, que deve ser controlada do início ao fim, gerando alertas caso os parâmetros configurados sejam ultrapassados.

Como vimos, a adoção da Segurança Exponencial nos processos leva as empresas para outro nível de maturidade, tornando os processos mais efetivos, aumentando a produtividade, reduzindo custos e diminuindo as perdas.

Jefferson Costa é consultor de Segurança Empresarial na ICTS Security, empresa de origem israelense que atua com consultoria e gerenciamento de operações em segurança.

Notícias Relacionadas

Cibersegurança

“Hackers do bem” estão testando sistema de segurança dos Jogos Olímpicos de Paris

Autoridades alertam para um número de ataques cibernéticos sem precedentes durante os Jogos Olímpicos de Paris A Agência Nacional Francesa…

Destaque

Segurança é apontada como ponto positivo do show de Madonna por quem mora, tem comércio e trabalha em Copacabana

Pelo balanço da Polícia Civil, durante o evento houve uma redução em 400% no número de crimes violentos como roubo,…

Cibersegurança

Preservando o futuro da educação: a importância da proteção cibernética

Você já parou para pensar nos bastidores da revolução digital na educação? Por trás da promessa de acesso mais amplo…