5 razões que fazem de Israel um país inovador e tecnológico

O país é um dos maiores do mundo em quantidade de startups de alta tecnologia

Israel é um país pequeno, com uma área do tamanho do menor estado do Brasil (Sergipe), possui cerca de 9 milhões de habitantes e só foi considerado oficialmente um país em 1948.

Entretanto, mesmo com menos de 75 anos de existência, Israel se tornou uma potência tecnológica e empresarial, sendo referência em pesquisa, inovação e geração de novos negócios.

Atualmente, a região tem a maior concentração global de startups per capita e é líder global em tecnologias avançadas. Aplicativos como Waze, Wix, Fiverr, ICQ e Viber, e equipamentos como pendrive, processadores Intel e drones foram tecnologias criadas e desenvolvidas por lá.

E a pergunta que fica é: como Israel conseguiu se tornar tão inovador?

Existem diversos fatores que contribuíram para isso, entre eles estão:

1. Apoio do Governo

O governo israelense fundou o programa Incubadora de Tecnologia no início dos anos 1990. Hoje existem mais de 25 incubadoras em todo o país, todas privatizadas. As incubadoras oferecem financiamento governamental de até 85% dos custos do projeto em estágio inicial por dois anos. Eles nutrem as empresas desde a semente até o estágio inicial, minimizando assim o risco para o investidor.

2. Alta capacidade de Pesquisa & Desenvolvimento

Israel está em segundo lugar no mundo em gastos com Pesquisa & Desenvolvimento per capita. O país investe cerca de 4,1% de seu PIB em P&D, a média entre a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é de 2%.

3. Força de trabalho instruída e qualificada

Israel possui a maior porcentagem de engenheiros e cientistas per capita do mundo e uma das maiores taxas de diplomas universitários e publicações acadêmicas. Também conta com um sistema educacional de alta qualidade e está entre as sociedades mais educadas do planeta.

Devido ao serviço militar obrigatório, os jovens já recebem formação técnica avançada durante esse período e adquirem um elevado sentido de responsabilidade e orientação para o sucesso. Além disso, o país experimentou várias ondas de imigração de acadêmicos de todo o mundo. A força de trabalho criativa, qualificada e ambiciosa de Israel é uma das razões mais óbvias pelas quais os principais executivos recorrem à região para fazer negócios.

4. Apoio ao Investimento

A Lei do Investimento permite que as empresas estrangeiras se beneficiem de uma taxa reduzida de imposto. Outro programa de incentivo oferecido pelo governo oferece bolsas de emprego para centros de P&D e grandes companhias. O programa proporciona um esquema de concessão de 4 anos cobrindo em média 25% do custo dos salários do empregador para cada novo funcionário.

5. Economia flexível e criativa

A criatividade e a flexibilidade são o combustível da inovação e um alto grau de capacidade de resposta às mudanças nos ambientes de negócios é crucial para empresas prosperarem no dinâmico mercado global de hoje. A capacidade de Israel de traduzir rapidamente as demandas do mercado em ação organizacional explica seu desempenho consistente no índice de flexibilidade e sua ampla aceitação como capital de inovação.

Nessa semana a Ôguen embarca para Israel para trazer novos negócios para o Brasil. A empresa é a única representante do país em diversas soluções de segurança, como radares da Magos, minas eletrônicas da SensoGuard e drones autônomos da Easy Aerial. 

Acompanhe a Ôguen nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo em relação a inovação, tecnologia e segurança.

Site: www.oguen.com
Instagram: www.instagram.com/oguen_tecnologias

Notícias Relacionadas

Cibersegurança

Relatório da Verizon aponta que o setor de educação é um dos mais visados por criminosos cibernéticos

Quase duas mil instituições de ensino sofrem ataques cibernéticos por ano no Brasil e especialista aponta o que pode ser…

Destaque

É preciso um olhar estratégico e regional para vencer a criminalidade

Por Marco Antônio Barbosa O caminho para o enfrentamento da criminalidade brasileira está diretamente ligado à inteligência com a qual…

Destaque

beNuvem marca presença como expositor no Seg Summit 2024

A beNuvem, referência em soluções de videomonitoramento em nuvem e inteligência artificial para segurança, participou como expositor no Seg Summit…