Detecção de brigas, aglomeração, atitude suspeita e contagem de pessoas; veja como funciona a análise de comportamento

D-Guard agora tem suporte para câmeras com o analítico embarcado de análise de comportamento. Isso significa que os equipamentos de segurança com esse tipo de inteligência artificial integrados à solução da Seventh podem executar o mecanismo. O recurso é uma novidade e está entre os mais avançados do mercado de segurança eletrônica.

Com essa ferramenta, é possível detectar brigas e queda de pessoas, fazer a contagem de indivíduos em um ambiente e identificar aglomerações. Além de refinar a segurança em locais onde há esse tipo de equipamento homologado ao D-Guard, o recurso faz com que o acompanhamento de imagens fique mais inteligente e facilite as atividades no local monitorado.

Como funciona

Como sugere o nome do recurso, esse tipo de inteligência analisa o comportamento de um local para onde a câmera está apontada. O sistema avalia constantemente o lugar monitorado, e se algo fora do padrão programado acontece, o software pode enviar uma notificação a quem está na central, para que o evento seja avaliado e uma decisão seja tomada.

“Um sujeito está na calçada e tem uma câmera ali. Aí ele vai, volta, passa novamente… Essa mesma pessoa ficou um certo tempo no mesmo lugar e não sai dali. O que vai acontecer? O tracking da câmera fica rastreando a pessoa até chegar ao ponto de o D-Guard gerar um alerta de atitude suspeita para o usuário do sistema”, explica o analista de negócios da Seventh, Mike Bitencourt.

Um dos recursos é a detecção de quedas. Se em um corredor de uma indústria, por exemplo, onde o padrão é o de pessoas andando, for identificado um comportamento incomum, como alguém deitado no chão, imediatamente o sistema manda a informação para a operação. Além disso, o mecanismo permite a contagem de pessoas no espaço monitorado.

“Em um supermercado, por exemplo, a câmera apontada para a fila pode fazer a contagem de pessoas que estão ali. Quando a inteligência nota que aquela fila está muito grande, gera um evento. Aí o administrador do supermercado recebe essa informação da equipe de segurança e pode pegar alguém de outro setor e mandar abrir um caixa, para diminuir o fluxo de pessoas e evitar que elas fiquem muito tempo esperando”, cita Bitencourt.

Esse tipo de tecnologia é ideal para prédios públicos, estádios, aeroportos, bancos, universidades, shoppings ou qualquer espaço onde deve se ter um controle maior do fluxo de pessoas. Mike lembra que a inteligência artificial é uma forma de prevenção, de se antecipar aos problemas para que não haja prejuízos maiores.

Ele reforça ainda que os analíticos embarcados de equipamentos integrados ao D-Guard podem ser usados de forma gratuita, desde que homologados à solução, sem nenhuma cobrança adicional para quem utiliza o sistema de segurança da Seventh.

Os recursos citados acima estão disponíveis para equipamentos com essas funcionalidades homologadas ao D-Guard. A solução para videomonitoramento tem mais de 8 mil dispositivos e periféricos integrados. Consulte a lista e veja se as câmeras instaladas em seu negócio têm a função embarcada ou solicite uma apresentação da análise de comportamento.

Além disso, com a atualização 7.2.0.4 do D-Guard, já é possível ver a velocidade estimada de veículos que passam pelas câmeras de segurança com o analítico embarcado de Reconhecimento de Placas de Veículos (LPR). Ou seja, a informação captada pelo equipamento é decodificada pelo D-Guard e é apresentada na tela de operação.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…