Ôguen e Aeroscan lançam drone autônomo cabeado

Solução inédita no Brasil realiza proteção perimetral aérea 24 horas por dia

A empresa brasileira Ôguen e a startup Aeroscan se uniram para trazer uma solução inédita para o Brasil: drone autônomo cabeado da Easy Aerial, empresa israelense-americana formada por engenheiros, especialistas aeroespaciais e ex-militares.

A solução conta com um hangar independente e inteligente para decolagem, pouso e carregamento da aeronave, no formato de uma caixa, que conta com um sistema automatizado de abertura e fechamento, feito de materiais de nível militar, tornando-o móvel, robusto e resistente às intempéries.

O tamanho e o peso relativamente pequenos da solução permitem que ele seja rapidamente transportado e implantado a partir de locais de lançamento fixos e móveis, como uma caminhonete padrão por exemplo, com a possibilidade de viajar até 40 quilômetros por hora.

A caixa é equipada com vários sensores e quatro câmeras (duas internas e duas externas) para consciência situacional do local de implantação.

Ao sair da caixa, o drone fica conectado a um cabo de rede inteligente que fornece energia constante e comunicação bidirecional segura para o drone durante todo o voo. Esse recurso permite um tempo de voo ilimitado enquanto transmite vídeo HD e telemetria, mesmo em condições climáticas extremas, como chuva, neve e nevoeiro.

O drone consegue atingir uma altura de 100 metros (o equivalente a um prédio de 30 andares) e vigiar, através de câmeras embarcadas de altíssima qualidade, um raio de até 20 km para detecção e classificação de veículos, e 5 km para detecção de pessoas, sendo ideal para monitoramento de perímetro de áreas enormes. O equipamento consegue voltar sozinho para a caixa, fazendo um voo preciso sob o hangar, sem a necessidade de orientação GPS.

Para projetos que necessitam de drones que façam voo livre, a solução conta também com uma versão sem cabo, que consegue voar por até 45 minutos sem precisar carregar a bateria novamente; e a opção híbrida, que combina voo cabeado com voo livre, dessa forma o drone pode ficar conectado ao cabo realizando o monitoramento e caso identifique algo e precise verificar mais de perto, pode se soltar sozinho e voar até o ponto de interesse, tudo de forma autônoma. O cabo que foi solto conta com um paraquedas acoplado, fazendo um pouso suave, sem machucar pessoas em torno ou danificar o equipamento.

“O drone autônomo cabeado e de voo livre permite várias possibilidades de aplicação, como áreas com vegetação densa, áreas de difícil acesso de veículos, áreas alagadas, áreas com animais selvagens, áreas com incêndio, são muitos desafios e queremos resolver esses problemas e agregar valor na cadeia de negócios. Viemos para dar um salto na segurança, complementando as soluções que a Ôguen já tem. Nós estamos protegendo a terra, a água e agora, junto com a Aeroscan, o ar. É uma solução que vai revolucionar a segurança em um formato 3D”, disse Hen Harel, CEO da Ôguen. “A solução também pode ir além da segurança, e fazer contagem de pessoas, de carro, de gado (para o agronegócio), fazer mapeamento em lotes, pesquisas, inspeções para coletar informações importantes, tudo isso de forma autônoma, recebendo toda a telemetria via software.”, completou Hen.

No dashboard da solução é possível marcar um ponto de interesse, como uma pessoa ou carro por exemplo, e fazer com que o drone acompanhe esse alvo durante todo o seu trajeto. Além disso, a solução pode embarcar lentes intercambiáveis térmicas e analíticos com inteligência artificial.

“A grande dor do mercado hoje é que os drones tradicionais só possuem 30 minutos de autonomia, então a operação sempre fica refém da durabilidade da bateria. O drone cabeado veio resolver esse problema, trazendo uma solução que realiza voo 24 horas por dia”, falou Marcelo Musselli, fundador e COO da Aeroscan. “O software também tem API para poder ser integrado com qualquer sistema de segurança, ou seja, não é um produto de prateleira e sim totalmente customizável. Trabalhamos para entregar realmente a solução do problema na ponta alinhado com soluções Ôguen e Aeroscan”, explicou Marcelo.

Especificações da caixa:

• Dimensões: 1,17 m x 1,17 m x 0,62 m (46 “x 46” x 24,5 “)

• Peso: 90 Kg (198lb)

• Carregamento: 35-40 minutos para bateria completa do drone

• Câmeras Internas: realiza a inspeção do drone

• Câmeras Externas: fica atenta ao movimento em terno do local

Especificações do drone autônomo híbrido:

• Vigilância persistente de áreas com alto risco de incêndio

• Tempo de voo ilimitado enquanto cabeado e 45 min de voo livre após de soltar o cabo.

• Operação multi-drone escalonável

• Detecção automática de fumaça de incêndio

• Cabo liberado para rápida avaliação móvel

• Modo exploração dos arredores para localizar pessoas e bens em perigo

• Classificação e contagem automática de veículos e pessoas baseada em IA

• Detecção de telefones celulares opcional via carga útil de interceptador IMSI

• Auxílio de socorristas com melhores rotas de acesso

• Velocidade Automática

• Modo na ativa / siga-me

• Detecção de alvo automática

• Liberação de cabo autônoma / sob demanda

• Rastreamento automático

• Velocidade Máxima: 96 km/h

• Aterrisagem autônoma

SOFTWARE PARA QUEIMADAS

Além da ronda para segurança perimetral, a solução identifica mínimos princípios de fumaça, temperatura elevadas, vazamento de gás etc.

“Com a câmera diurna o drone detecta a fumaça e com a câmera noturna detecta focos de calor. Assim é possível ficar 24 horas no ar girando 360 graus sem parar e no momento de ele detecta qualquer fumaça, qualquer foco de fogo, ele tem um algoritmo que alerta o analista. Na questão do incêndio o crítico é detectar o quanto antes para poder controlar as chamas”, explicou Marcelo Musselli. “A solução também fornece as imagens aéreas da queimada, auxilia equipes em solo mostrando o melhor local para entrar, onde começar a apagar o incêndio, para que direção o fogo está indo, entre outros recursos”, completou Marcelo.  

ROUBO DE CARGA

A solução também é ideal para proteção de cargas. A caixa pode ser implantada no topo de um carro forte, por exemplo, e o drone ser liberado de forma autônoma, transmitindo de forma rápida e em tempo real toda a ação dos criminosos. Dessa forma, o time de segurança poderá analisar toda a ocorrência e tomar a melhor atitude para interromper a ocorrência.  

POLÍTICA COMERCIAL

A solução já está disponível no Brasil através dos integradores parceiros da Aeroscan e Ôguen. Novos integradores podem se tornar parceiros e se certificarem na solução para poderem fazer a revenda.

Parceiros do CT Segurança terão desconto nas certificações.

Notícias Relacionadas

Destaque

Nice destaca linha de controle de acesso em palestra na Arena Segurança Eletrônica

Na última semana, a Nice, líder global em soluções de gestão doméstica, participou da Arena Segurança Eletrônica, evento que reuniu…

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…