Rotina condominial: Como a tecnologia de portaria remota vem auxiliando no combate ao Coronavírus?
Por Walter Uvo
Você, leitor, há de concordar que se não fosse pela tecnologia, estaríamos enfrentando esses momentos de isolamento de uma maneira totalmente diferente. De fato, a pandemia vem deixando marcas em todas as nossas vidas e impactando áreas que até então não ganhavam tanta visibilidade, como é o caso da portaria remota. Logo, cabe o questionamento: como a tecnologia de portaria remota vem auxiliando no combate ao coronavírus em sua rotina condominial?
Sabemos que o trabalho do síndico já passou e continua passando por transformações. Debates acerca de novas tecnologias vem ganhando espaço, as assembleias de condomínios que antes eram presenciais agora se tornam digitais e toda a rotina do prédio foi alterada devido aos novos hábitos e novas escalas de trabalho em prol da segurança dos moradores e de todos os colaboradores.
Estamos vivenciando o sexto mês de pandemia no Brasil e em meio a tantas instabilidades e incertezas, tentamos acertar mais do que errar. Para isso, vemos cada vez mais síndicos tomando atitudes baseadas de acordo com a assessoria técnica, de advogados, e valendo-se de argumentos que se voltam a princípios e valores básicos, como o respeito e o senso comum.
PONTOS DE ATENÇÃO DURANTE A PANDEMIA
Portanto, antes de abordarmos como a tecnologia de monitoramento e controle de acesso remoto vem auxiliando e trazendo benefícios para tempos difíceis, iniciamos comentando e orientando sobre 5 pontos interessante que vêm rodeando a rotina dos prédios atualmente.
1. Atualização do regulamento interno
Em primeiro lugar, com cada vez mais pessoas aderindo ao chamado home office (trabalho remoto) e precisando reservar áreas comuns, como academias, para que não ocorra aglomerações, talvez seja preciso que o síndico atualize o regulamento interno inserindo capítulos especiais para essas questões. Dessa maneira, todas as decisões serão tomadas com base em um documento, devendo ser respeitadas por todos os condôminos.
Tire um tempo para ler o regulamento interno de seu edifício e, caso tais tópicos não estejam sendo apresentados, consulte um profissional ou a sua administradora para a melhor solução. Inclusive, em seu próprio edifício talvez tenha um advogado. Não hesite em questioná-lo.
2. Combate a inadimplência
Com a pandemia, muita gente tem ficado com o faturamento reduzido ou perdendo seus empregos. Sabemos que a inadimplência é um grande problema para o síndico, capaz de prejudicar a contabilidade e a administração do fluxo do caixa. Assim sendo, em época de coronavírus, é muito importante que o gestor do condomínio se preocupe com essas questões e incentive uma política de bons acordos, a fim de combater essas faltas de pagamentos com métodos próprios.
3. Renegociação de contratos
Muitos contratos com fornecedores (jardinagens, empresas terceirizadas, piscina, etc) vem sendo afetados devido a situação que atinge nossa saúde pública. Pensando nisso, sugerimos que o síndico análise todos os contratos junto ao corpo diretivo e tenha em mente que a renegociação é uma hipótese possível. Considere que o amparo jurídico é existente tanto para os condomínios quanto para as empresas prestadoras de serviços e, se for o caso, pechinche melhores propostas com o fornecedor, troque por outro mais em conta ou até mesmo reduza a equipe se necessário. Você, síndico, é total entendedor de como anda seu caixa.
4. Realize enquetes
Diversos síndicos têm contado para a gente que a pandemia tem estreitado os laços entre a administração e os moradores do prédio. Assim sendo, utilize essa aproximação a seu favor. Realize enquetes perguntando o que os condôminos vêm achando dos métodos de segurança que o edifício tem adotado no combate ao coronavírus, quais mudanças eles consideram importantes, o que acrescentariam na gestão do edifício e muito mais. Ter acesso a esses dados com certeza irá facilitar o planejamento de sua gestão e te proporcionará pautas valiosas para serem deliberadas em reuniões de condomínios. Vale a pena.
5. Incentive a comunicação
Infelizmente, no cenário que estamos vivendo, é muito simples o morador se desconectar das suas obrigações condominiais em prol da comunidade e retornar à sua vida normal. Portanto, cabe ao síndico coordenador que todos estejam seguros e incentivar a comunicação. Para isso, fica a dica: uma vez por semana pegue o celular, grave e converse sobre os principais acontecimentos do edifício. Realize uma espécie de newsletter e divulgue esses arquivos em grupos virtuais do condomínio. Tais atitudes com certeza irão te colocar numa posição mais próxima dos moradores, promovendo a participação e fazendo com que eles tenham mais intimidade ao contar sobre suas rotinas e experiências.
Produção de conteúdo
Atuando no mercado desde 2008 e com mais de 300 condomínios atendidos, a MinhaPortaria.Com, empresa de segurança eletrônica e portaria remota, vem realizando um trabalho muito bacana em meio à pandemia. Em seu canal do YouTube, desde o início do isolamento a empresa vem produzindo conteúdos em diversos formatos e programas para ajudar você, síndico, a se preparar cada vez mais para as transformações de mercado.
Diversos assuntos são abordados, como dicas de seguranças, análises de tecnologias, benefícios da portaria remota e muito mais. Além disso, muitos outros vídeos contam com a presença de convidados especiais, como síndicos que implementaram a tecnologia de portaria remota em seus condomínios, diretores de empresas parceiras e até mesmo o especialista em condomínios Márcio Rachkorsky.
Mário Cosentino, 66, é síndico do condomínio Seraphis Bey, localizado em São Paulo, que implementou a tecnologia de leitor facial da MinhaPortaria.Com e faz parte de nossa audiência. Em entrevista, Cosentino compartilha sua opinião a respeito dos conteúdos apostados pela empresa nessa época de isolamento: “Estou aprendendo demais. Não sou um síndico profissional… tem muitos assuntos no YouTube que eu ouço e assisto que nem ao menos sabia que existia, como por exemplo a atualização de AVCB. Eu acho tudo fantástico! É uma forma muito legal de se manter atualizado”.
Para conferir o canal da empresa de portaria remota na plataforma de vídeos, digite em seu navegador www.minhaportaria.com/canal
AS VANTAGENS DA PORTARIA REMOTA
Porém, digamos que você não entenda do assunto e gostaria de aprender com mais detalhes o que, de fato, é portaria remota e quais seus benefícios para o atual momento que estamos vivendo. Bom, vamos lá.
Antes de tudo, é preciso compreender que portaria remota nada mais é do que uma tecnologia que busca aumentar a proteção e segurança dos condomínios e empreendimentos por meio de uma série de sistemas alocados em pontos estratégicos que faz com que a liberação de portas e acessos sejam realizadas através de um operador localizado em uma central de monitoramento, e não por um porteiro em uma guarita. Como consequência, a implementação de portaria remota resulta, sim, em economia ao edifício, porém, deixamos claro que esta não é a principal finalidade.
Todos que trabalham na MinhaPortaria.Com são profissionais capacitados e qualificados, com habilidades de percepção a respeito dos mais variados pontos de vulnerabilidade de seu edifício. Contudo, priorizamos e acreditamos na segurança como maior benefício da tecnologia.
Com o aparato tecnológico para efetuar essa vigilância à distância, a portaria remota diminui os riscos de rendição e de assaltos em frente aos condomínios e tem ajudado na não-propagação de coronavírus em condomínios simplesmente pelo fato de não haver a exposição desses profissionais da segurança com os condôminos de maneira ao vivo.
Essas medidas são ainda mais reforçadas no caso do síndico Mário Cosentino, citado a pouco, que optou pelos leitores faciais em seu condomínio. Com esse tipo de tecnologia, as câmeras do dispositivo irão focar o rosto do condômino, fazer a leitura de pontos específicos e assim liberar os portões. Tudo isso sem haver contato físico com alguém da administração e sem a necessidade de encostar em equipamentos. Incrível, não acha?
“Aqui no condomínio existem muitas pessoas da melhor idade, logo, a tecnologia com toda certeza veio para agregar na segurança e na modernização do edifício”, disse Mário Cosentino, 66, síndico do Seraphis Bey.
O acesso remoto via reconhecimento facial/biometria facial é o que se tem de mais moderno e eficiente em relação a segurança e controle de circulação de pessoas em ambientes empresariais e residenciais, ainda mais agora, aliado com a evolução dos projetos de portaria remota.
E se você se pergunta sobre os métodos de segurança e proteção dentro da empresa, pode ficar tranquilo. Todos os operadores de portaria remota da MinhaPortaria.Com vem atuando com jornadas intercaladas, álcool em gel e todos os EPIs necessários, como luvas e máscaras.
Se você possui vínculos com algum empreendimento que ainda não possui portaria remota, leve o assunto para o seu síndico ou administrador. Investigue sobre a tecnologia, busque informações e delibere essas tecnologias em reuniões de condomínios. Não fique de fora. Para finalizar, salientamos que com toda essa situação, a MinhaPortaria.Com vem se dispondo a ser seu coordenador digital de assembleias virtuais de forma gratuita, basta conversar com um de nossos atendentes para mais informações.
Walter Uvo
Sócio Diretor da FocusMind Tecnologia em Segurança e Diretor de Operações da Minha Portaria. Empresa conceituada no segmento de segurança eletrônica, desenvolvendo e gerenciando projetos voltados a ambiente de alto risco e portaria remota. Especialidades: Gerenciamento de Projeto, Gestão Estratégica de Negócios; Empreendedorismo, portaria remota, portaria virtual.
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