“Ciberguerra: o crime agora é na internet” é tema de conferência online dia 17

A Apura – empresa brasileira especializada em segurança na internet – e o Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (Ieja) promovem na próxima segunda-feira, dia 17, uma webinar para debater e capacitar profissionais em torno de uma das preocupações que a pandemia do novo coronavírus deixou mais emergentes: os ataques cibernéticos.

Intitulada “Ciberguerra: o crime agora é na internet”, a conferência online poderá ser acompanhada pelo canal do Ieja no Youtube. Participam do debate nomes diretamente envolvidos em medidas e ações de pesquisa, prevenção e combate a cibercrimes.

Os debatedores são o senador Marcos do Val, do Espírito Santo, titular da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Senado; o delegado Alesandro Gonçalves Barreto, coordenador do Laboratório de Operações do Ministério da Justiça; e Sandro Süffert, presidente da Associação Nacional de Cibersegurança, e CEO da Apura.

De acordo com Sandro Süffert, um dos objetivos da webinar é o de fornecer subsídios a entidades públicas e privadas para o enfrentamento de cibercrimes. “É importante capacitar servidores públicos e profissionais de cibersegurança, afinal a necessidade de proteção de dados nunca esteve em tanta evidência”.

Como demonstração do quanto o problema se agravou, Sandro Süffert cita uma das constatações do relatório internacional Verizon Data Breach, cuja produção teve a participação da Apura CyberSecurity Intelligence – aliás, única instituição brasileira a colaborar com a pesquisa. O relatório indicou um acréscimo de 30% nos ataques cibernéticos em todo mundo, depois da pandemia de Covid-19.

Um dos temas da conferência será a Proposta de Emenda Constitucional 03/2020, em tramitação no Senado. A PEC estabelece as competências da União para legislar sobre defesa cibernética, e as competências de todos entes federados (Estados e Municípios) na questão. A PEC 03/2020 está, desde fevereiro, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

Conforme salienta a presidente do Ieja, Fabiane Oliveira, o momento pede cooperação, e a conferência do próximo dia 17  integra um amplo leque de encontros que o Instituto vem realizando nas áreas jurídica, legislativa e administrativa. “Proporcionamos proximidade entre o participante e as figuras mais relevantes sobre os temas, colocando em contato o ouvinte com a fonte, de modo a favorecer posicionamentos próprios e reflexivos que acrescentarão aos diálogos institucionais que se formam na sociedade”, afirma.

SERVIÇO
Webinar “Ciberguerra – o crime agora é na internet”
Data: 17 de agosto de 2020 – segunda-feira – 18h (horário de Brasília)
Canal: www.youtube.com/InstitutoIEJA

Notícias Relacionadas

Segurança Eletrônica

Axis apresenta o primeiro sensor minidome de aço inoxidável com iluminação IR

Certificado para uso em instalações de processamento de alimentos e catering, é alojado em uma caixa de aço inoxidável A…

Destaque

Em 1 mês com uso de drone, cai número de motoristas no celular e sem cinto

A redução, na avaliação do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, é sinal de que a tecnologia ajudou Prestes a…

Destaque

Softrack lança plataforma de monitoramento e gestão operacional para pontes rolantes inédita no mercado de intralogística

Baseado em telemetria, o Softrack Pontes Rolantes 4.0 tem como principal objetivo proporcionar a segurança na operação A Softrack, empresa…