Coronavírus: drones são usados para vigiar quem não usa máscaras nas ruas da China

Drones estão sendo usados ​​em algumas vilas e cidades da China para lembrar os moradores de usarem máscaras faciais, caso precisem sair de casa, durante a epidemia de coronavírus. De acordo com a mídia local, as autoridades e outras pessoas começaram a usar drones com recursos de áudio para patrulhar determinadas áreas.

A polícia de trânsito de Muyang, uma pequena cidade perto de um grande porto na província de Liaoning, teria pilotado o modelo de aeronave em torno das áreas de pedestres para dar ordens às pessoas que não usavam máscaras.

Imagens do drone compartilhadas nas redes sociais mostraram pessoas sendo questionadas na rua: “Onde está sua máscara? Vista sua máscara!

Em outra postagem, as cenas gravadas por um fotógrafo mostraram um drone se aproximando de uma mulher idosa. Guo Junjie falou com ela usando os alto-falantes do objeto e disse: “Vovó, pare e encare [o drone]. É o drone da nossa vila. Não circule ao ar livre sem usar uma máscara. Volte para casa rapidamente e lave as mãos”. A mulher idosa sorriu, mas seu rosto fica sério à medida que a recebe a repreensão e se afasta rapidamente.

Em outro vídeo, uma jovem é vista por um drone andando fora de sua casa sem máscara. A pessoa que controla o drone voa para mais perto e diz: “Ei, garota! Estamos em tempos incomuns! Não passeie lá fora, você nem está usando máscara! Se apresse e volte para casa!”

A garota assente e corre de volta para sua casa nas proximidades, e o drone continua: “O coronavírus é muito sério. Corra!”

Alguns usuários das redes sociais se divertiram, enquanto outros ficaram nervosos com o uso de drones para ficar de olho nos moradores. Alguns chamaram a medida de “Orwelliano”, em referência ao livro “1984” de George Orwell, no qual um país inteiro é vigiado por câmeras.

Outros, porém, consideraram uma ferramenta útil manter o público sob controle durante a epidemia.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…