São Paulo deve ter 240 câmeras de segurança em 120 pontos de ônibus

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo (SMSU) e a empresa Otima vão firmar um convênio para a instalação de 240 câmeras de monitoramento em 120 abrigos de ônibus na cidade.

A proposta do termo de cooperação foi publicada no último sábado, 05 de outubro, mas o processo entre as duas partes começou em 2018.

Não haverá contraprestação financeira em favor da empresa Otima, que é responsável pela manutenção e instalação de totens e abrigados de paradas de ônibus.

Foi aberto o prazo de cinco dias para manifestações de outras empresas interessadas, o que dificilmente vai ocorrer já que a Otima possui a concessão exclusiva das paradas de ônibus.

De acordo com a minuta do termo de colaboração, o convênio terá duração de dois anos. Os abrigos escolhidos serão os que possuem publicidade e sinal de Wi-Fi.

Os locais serão definidos pela SMSU com base em estatísticas criminais e as imagens serão geradas em tempo real por meio da plataforma na City Câmeras, da cidade de São Paulo.

Segundo a proposta, a Otima só vai ser responsável por ceder os espaços, sem necessidade de investimentos nos equipamentos.

“A OTIMA disponibilizará, apenas e tão somente, a estrutura física dos 120 abrigos, não arcando com nenhum tipo de custo e/ou despesa adicional.”

O objetivo da ação é coibir crimes de ordem sexual, roubos e furtos que ocorrem nas imediações dos pontos de ônibus.

A cidade possui 6.500 abrigos e mais de 13 mil totens de parada de ônibus.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…