Sensor de presença, controle remoto e medidor de energia são as novidades na linha IoT da Khomp
A linha de Endpoints IoT Khomp acabou de ganhar oficialmente mais três integrantes: Sensor de Presença, Controle Remoto com 4 teclas programáveis e Medidor e Atuador de Energia (compatíveis com IEEE 802.15.4). De acordo com o time de desenvolvimento, a palavra de ordem nessas novas aquisições foi co-criação, pois a demanda surgiu de alguns clientes que enxergaram ainda mais possibilidades para medir e tratar os dados coletados.
“Os três dispositivos foram desenhados para atuar nos mais diversos cenários. Já temos projetos em agronegócio, indústria, hospitais e smart cities. É interessante ver como a tratativa de dados se tornou uma pauta comum a todos.”, ressaltou Sandro Kirchner, gerente de Desenvolvimento na Khomp
Sensor de presença
Totalmente sem fio e com visor infravermelho, o Sensor de Presença é um endpoint aliado dos projetos de segurança. Ele capta pessoas ou animais que estejam no ambiente e envia a informação coletada para o gateway de telemetria, via protocolo IEEE 802.15.4. Com esses dados disponíveis, a aplicação consegue acionar ações pré-configuradas, como acender a luz, abrir ou trancar uma porta etc.
Outras aplicações: espaços indoor com acesso restrito podem se beneficiar do sensor de presença. Data Centers e salas corporativas são bons exemplos. Além disso, em conjunto com outros dispositivos, é possível criar uma rede altamente segura com monitoramento presença + monitoramento de abertura de portas ou geladeiras, como freezers de vacina.
Controle Remoto com 4 botões
Quem vê de perto, não imagina o universo de aplicações que podem ser configuradas com o Controle Remoto IoT. São três teclas tradicionais, mais uma sinalizada como emergência. A ideia é que o usuário tenha uma experiência intuitiva na palma da mão para os momentos que exigem mais agilidade. A interação mais típica é vista em quartos de hospitais, onde o paciente aciona o atendimento por meio de um simples clique.
Outras aplicações: grandes ambientes, como shoppings centers, precisam de processos eficientes. Apertando um simples botão, o supervisor consegue acionar a equipe de limpeza para determinado espaço, por exemplo.
Medidor e atuador de energia
Unir IoT com eficiência energética foi a grande sacada deste endpoint. Acoplado no quadro disjuntor, ele faz leituras precisas de potência, corrente e tensão elétrica. E atua enviando, via protocolo IEEE 802.15.4., os dados coletados para o gateway de telemetria presente no ambiente.
Outras aplicações: em maquinários é possível conectar o endpoint entre a fiação e a tomada para saber exatamente qual é o consumo exigido.
Fonte: Khomp
Notícias Relacionadas
Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente
Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…
Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA
A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…
Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias
O acidente na BR-277, onde um caminhão tombou sobre uma van que levava os atletas de remo de Pelotas (RS),…