800 câmeras de ponta são instaladas em hospital

Por Redação

Com intenso fluxo de pessoas 24h por dia, equipamentos tecnológicos de última geração e uma função vital: proteger a vida – um hospital é um empreendimento que precisa funcionar bem em todos os momentos e, para isso, é necessário investimento para manter as instalações seguras. Há 165 anos em funcionamento, o Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco é considerado o mais completo centro de excelência médica do Norte e Nordeste do Brasil, sendo o de maior complexidade e o mais equipado dessas regiões, no que diz respeito aos serviços médicos e na hotelaria que oferece aos clientes.

E um legado de excelência desse tipo não é alcançado sem atualização – tanto dos serviços médicos, quanto da modernização da segurança para pacientes, funcionários e patrimônio. Liderado pela Gestão de Segurança Patrimonial e STI do Real Hospital Português, com o auxílio da Redecam Sistemas, o novo projeto de videomonitoramento precisaria atender a alguns requisitos principais: a migração e ampliação da plataforma para adequação e melhoria das tecnologias de videomonitoramento.

Todos os números do Real Hospital Português são superlativos: área construída de mais de 130 mil m², 2.000 médicos, 5.600 funcionários, 15 mil atendimentos nas emergências por mês, 2.500 internações e 1.500 cirurgias. Por isso, qualquer sistema de segurança necessariamente deveria ser robusto o bastante para acompanhar o ritmo ininterrupto das operações do hospital – desde a chegada até a alta dos pacientes.

Para isso, a Gestão de Segurança Patrimonial desenhou um projeto que combinou 800 câmeras IP instaladas majoritariamente em ambientes internos e corredores, com apoio técnico da Redecam Sistemas. E outra parcela aplicada em áreas externas com propósitos estratégicos, como estacionamentos, entrada e saída de veículos, áreas amplas de grande movimentação de pessoas e em áreas com prédios no entorno.

Dentre os modelos da Dahua Technology que foram utilizados no projeto estão DH-IPC-HDBW1220EN; DH-IPC-HDBW1230EN e DH-IPC-HFW5431EN-Z. Os modelos foram escolhidos de acordo com as necessidades do projeto até então e se destacaram pela qualidade, custo-benefício e a tecnologia abarcada pelas câmeras, como filtros de imagem, IR e detecção de movimento.

“As câmeras da Dahua Technology apresentam diversos recursos e funcionalidades que nos proporcionam diferentes experiências no tratamento das imagens de forma que podemos adequar a melhor imagem frente aos diferentes níveis de ambiente. Devido à qualidade apresentada, podemos calibrar de forma mais sensível os diferentes recursos disponíveis em cada solução”, explicou André Silva, gerente Redecam Sistemas.

A integração de diversas tecnologias possibilitou ao Real Hospital Português obter resultados práticos e reais, como exemplifica o André Silva: “O plano de segurança foi traçado de forma a atender os requisitos de migração para uma plataforma moderna e eficaz, para uso de integração, controle e operações da segurança da instituição e a Dahua Technology supriu as necessidades do projeto com câmeras com o melhor custo-benefício agregado às melhores tecnologias disponíveis para o segmento”.

No dia a dia, os equipamentos atuam no monitoramento, vigilância e controle de processos de maneira geral. Devido a alta qualidade das câmeras, os operadores de monitoramento podem contar com imagens muito mais nítidas. Assim, o processo de videomonitoramento e a facilidade de manuseio da plataforma otimizou toda a operação de vigilância e também de atendimento aos visitantes e ocupantes da instituição.

Por exemplo, no estacionamento, a parte de câmeras para LPR ofereceu excelente resposta para o que foi requisitado no projeto. “Adquirirmos câmeras do tipo Pinhole para os terminais de cancelas de estacionamento. Para as câmeras de LPR destacamos, além da qualidade, os recursos de filtro para minimizar os impactos na ofuscação de diferentes níveis de iluminação e faróis dos veículos”, afirmou André Silva, que comentou que já estão testando também algumas câmeras do tipo fisheye para a mesma aplicação.

Sobre os recursos de imagem, o especialista complementa que para as câmeras mais simples os recursos de IR e WDR são fundamentais, especialmente para ambientes com pouca iluminação tornando a experiência em imagens a melhor possível e, em alguns cenários, o Real Hospital Português utilizou o formato corredor – que oferece qualidade na visualização e economia de recursos.

Com tecnologia aberta, as soluções da Dahua Technology se integraram tanto às câmeras de outros fabricantes quanto ao software SecurOS Enterprise, que acabou se tornando um dos pontos fortes do projeto.

“A plataforma SecurOS Enterprise e as câmeras da Dahua Technology proporcionaram um ambiente que atende as necessidades do porte do projeto, unindo qualidade, confiabilidade e escalabilidade para os desafios que as novas tecnologias de CFTV apresentam para o futuro e continuidade do projeto”, detalhou o gerente da Redecam Sistemas.

E pensando em futuro, o próximo passo poderá incluir a ampliação da quantidade de câmeras de acordo com as necessidades e crescimento das áreas físicas do Real Hospital Português, contemplando com o que há de melhor em recursos analíticos, filtros de correção das imagens e proporcionando maior economia na largura de banda e armazenamento.

“Com o apoio técnico da Redecam Sistemas e os equipamentos da Dahua Technology foi possível agregar a nossa operação facilidades técnicas que nos permitiram maximizar a rotina dos Operadores de Monitoramento, tornando cada vez melhor o serviço de Segurança do Real Hospital Português”, falou Edinaldo Junior, Gestor de Segurança Patrimonial do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco.

O que se desenha no horizonte é que um dos hospitais mais antigos e tradicionais de Pernambuco poderá, em breve, ser o primeiro hospital 4.0 da região e a Dahua Technology está preparada com as tecnologias necessárias para que isso aconteça.

“O Real Hospital Português é um case de sucesso que mostra que é possível levar um sistema de videomonitoramento inteligente para um ambiente hospitalar e assim oferecer uma solução totalmente focada em prevenção, geração de dados e proteção à vida humana.” Fabio Lopes, Diretor de Canais Dahua Technology.

Notícias Relacionadas

Destaque

Mercado imobiliário do Rio aposta em tecnologias de segurança de última geração

O mercado imobiliário do Rio tem lançado cada vez mais condomínios de alto padrão com recursos tecnológicos voltados para a…

Destaque

Dahua Technology anuncia programa de estágio

A Dahua Technology anuncia o programa de estágio 2021 com duração de até dois anos. As inscrições podem ser feitas…

Destaque

SP está prestes a liberar câmeras com reconhecimento facial no metrô e trem

O uso de câmeras de reconhecimento facial em metrô e trem pode ser aprovado em breve pelo governo paulista. A…