7 dicas para revolucionar o relacionamento com o cliente na segurança eletrônica
Por Segware
O ano de 2023 marca o momento no qual expressões como “customer centric” (centrado no cliente) e “customer experience” (experiência do cliente) ganham cada vez mais destaque. Ambas tratam do aperfeiçoamento da experiência do consumidor com produtos ou serviços diversos, em todas as áreas.
Em outras palavras, o relacionamento com o cliente, na segurança eletrônica, ou em qualquer outro ramo, é um dos principais responsáveis por garantir a vantagem de uma empresa em relação aos seus concorrentes.
Segundo a pesquisa 2022 Zendesk Customer Experience Trend, cerca de 60% dos consumidores abriram mão de uma marca no ano passado após terem uma experiência ruim com atendimento.
O mesmo estudo ainda identificou que entre os líderes entrevistados no caso, 64% acreditava que o atendimento ao cliente era um fator positivo e que impactava o crescimento de uma empresa e 60% via nesse aspecto o auxílio para a manutenção da métrica de retenção.
Ou seja, de nada adianta atrair se não há metodologia para sustentar a conversão do cliente.
Mesmo que o contexto seja marcado pelo consumidor 5.0 e pela automação e digitalização, o atendimento humanizado, com complexo grau de personalização continua em alta.
Além disso, a demanda pela otimização do tempo e por etapas que não contenham barreiras para que o cliente feche um negócio também são tendência do mercado.
Pense na sua realidade: o que já te impediu de comprar algum produto ou contratar um serviço? O atendimento efetivo teria mudado essa situação?
Neste artigo vamos elencar algumas dicas para que você e seu time operacional criem ações estratégicas de relacionamento com o cliente na segurança eletrônica.
Ao final do texto você saberá fazer, ao mínimo, uma campanha de comunicação para engajar e satisfazer o seu público. Continue conosco.
A etapa da aproximação no relacionamento com o cliente na segurança eletrônica
O relacionamento com o cliente na segurança eletrônica engloba todas as etapas de contato e pré-contato com o público-alvo.
Ou seja, envolve desde a pesquisa e definição da persona da empresa, passando pelo despertar da atenção até o momento de manutenção da comunicação.
Por isso, é importante seguir algumas dicas básicas:
1) Saiba quem caracteriza o seu público
Existem diversas ferramentas tecnológicas capazes de coletar e tratar uma infinidade de dados do mercado para, posteriormente, modelar/revelar qual o cliente de maior valor agregado para o seu negócio.
Inclusive, há como captar dados em pontos físicos, superando a ideia de que isso é possível somente no ambiente online.
Ferramentas como: Customer Data Platform (CDPs), Data Management Platform (DMPs), CRM’s e Consent Management Platform (CMPs) podem auxiliar a sua estratégia big data e possibilitar o reconhecimento do Perfil Ideal de Cliente (ICP ou Ideal Customer Profile) da sua empresa.
Elas ajudam a responder questionamentos importantes sobre os clientes da empresa, como:
• Quais são as características dos seus clientes?
• Quais as maiores queixas em relação à segurança eletrônica desse perfil?
• Qual comunicação esse perfil prefere receber?
• Quais são seus hábitos e comportamentos?
Através dessa análise, fica mais fácil se comunicar com o consumidor que realmente tem mais chances de contratar os seus serviços.
Também podemos acrescentar a este tópico a relevância de uma plataforma CRM (Customer Relationship Management), que auxilia a gestão de relacionamento com clientes organizando visualmente contas, leads e oportunidades de conversão.
Pesquisar por essas tecnologias e entender qual melhor se aplica à sua realidade é um passo importante para aperfeiçoar a sua cadeia de produção.
Defina para quem direcionar seus esforços, ações de venda e comunicação e desenvolva os próximos pontos.
Confira este exemplo prático: Tendo em vista o cenário ideal no qual a empresa já conhece o seu perfil de cliente ou deseja, e para facilitar o entendimento do que falamos acima, pense no exemplo prático abaixo: Suponha que a sua base de clientes esteja concentrada em casas de praia, ou seja, já se sabe que eles possuem uma série de dúvidas nesse sentido e seguem comportamentos específicos. Diante disso, você pode modelar a comunicação, visando auxiliá-los. Veja algumas abordagens:
• Envie comunicações com lembretes de segurança em finais de feriadão de verão, início de temporada de veraneio, entre outros exemplos, para que o cliente seja orientado a não esquecer nada quando deixar o local;
• Envie mensagens que mostrem o diferencial do cliente acompanhar a segurança do seu patrimônio de qualquer lugar, a qualquer hora, através do acesso às câmeras, histórico de eventos, etc. É válido esclarecer ao consumidor que, por mais que a empresa preste o serviço de segurança, ele tem autonomia para acompanhar e ter certeza que seu patrimônio está protegido e seguro;
Em outra proposta, imagine que o seu cliente possui o hábito de solicitar descontos ou renegociações. Neste caso, uma sugestão é trabalhar com o envio de materiais promocionais.
2) Utilize os serviços do Google para ter mais visibilidade
Nesta etapa quanto mais oportunidades de um possível cliente encontrar o seu negócio, melhor!
Assim, se você ainda não utiliza as ferramentas Google para tornar o seu negócio mais visível, provavelmente está perdendo o desejado “contrato fechado”.
• Crie anúncios no Google Ads e faça a sua comunicação atingir mais pessoas e as pessoas certas. | Aprenda aqui
• Cadastre o endereço e reivindique seu Perfil da empresa no Google | Aprenda aqui
• Habilite a avaliação da empresa no Google e incentive os seus clientes a deixarem suas percepções do negócio. Isso irá dar destaque e credibilidade à organização. | Aprenda aqui
3) Invista no WhatsApp Business
Como falamos anteriormente, além de atendimento humanizado é essencial simplificar a comunicação com o cliente.
Quanto menos barreiras e mais disponibilidade ele encontrar, melhor.
Nesse sentido, uma dica de ouro para um bom relacionamento com o cliente na segurança eletrônica é implementar o WhatsApp Business.
Com essa tecnologia você consegue:
• Criar um perfil profissional com informações relevantes do negócio.
• Criar um catálogo de produtos e serviços
• Elaborar uma mensagem automática de ausência e saudação (para essa função, uma alternativa para facilitar o seu trabalho é procurar empresas que prestam soluções de ChatBot ou omnichannel, no Google)
• Criar respostas rápidas que ao serem acionadas por meio de comandos do teclado agilizam a comunicação.
• Adotar etiquetas para organizar as conversas
• Mensurar e conferir as estatística das mensagens
• Entre outras possibilidades.
A etapa de manutenção no relacionamento com o cliente na segurança eletrônica
Agora que falamos de aproximação, devemos focar na manutenção do relacionamento com o cliente na segurança eletrônica.
Você sabia que a Segware, empresa líder em serviços guiados pela tecnologia para este setor, oferece uma plataforma para você se relacionar com o seu cliente?
De forma pioneira no mercado, o Segware Message foi desenvolvido para, dentre outras funcionalidades, enviar mensagens por e-mail e notificações via Segware MySecurity, para cada um dos clientes de um negócio.
É uma forma de criar relacionamento com os clientes, sem que sua equipe fique sobrecarregada.
Através desta ferramenta vamos te ensinar a elaborar campanhas de comunicação que engajam e agregam valor aos seus serviços. Acompanhe:
4) Pense na cara da campanha
Para criar uma primeira campanha de comunicação e relacionamento com o cliente na segurança eletrônica você irá precisar estruturar o layout desta ação. Ou seja, dar uma cara para a sua comunicação e, preferencialmente, com as cores e estilo de comunicação da sua empresa!
Para isso, existem algumas ferramentas no mercado que você pode utilizar, como:
• Plataforma Stripo onde você pode criar layouts de e-mail através de templates prontos onde você pode estar utilizando-os apenas copiando o código HTML
• Canva para criação de templates e artes visuais de forma fácil
• Pipefy ou Trello para gestão do time e tarefas de marketing
Entre outras. Basta pesquisar a que melhor se encaixa com as necessidades da sua empresa.
5) Filtre quem você deseja atingir nessa campanha
Outra tarefa essencial para o sucesso do relacionamento com o cliente na segurança eletrônica é delimitar quem você deseja atingir nas campanhas que está planejando. Por exemplo: todos os contatos do negócio ou apenas os contatos que fazem aniversário no mês?
6) Recorra às datas comemorativa para potencializar as suas campanhas
Depois de entender como criar uma campanha de relacionamento com o cliente na segurança eletrônica, você pode lançar mão da ousadia e criatividade! Aperfeiçoamento é a palavra-chave.
Para isso, as datas comemorativas são ótimas aliadas. Faça um planejamento anual das mais importantes e use o brainstorming com a equipe para os melhores insights em relação a elas.
Seguem algumas dicas de campanhas que podem ser criadas nesse sentido:
• Campanhas do mês de aniversário do cliente;
• Campanhas com foco em comportamentos e rotinas de segurança, como: no começo do Outono/Inverno, lembrar os clientes de certificar que o sistema de alarme de casas de veraneio estão armados,
• Campanhas de informativo de chuvas ou tempestades e dicas para se manter em lugar seguro
• Campanhas de preservação no carnaval (mantendo-se seguro)
Dessa forma, reafirmamos que manter um relacionamento com o cliente na segurança eletrônica vai além de estar pronto para atendê-lo quando o contato for requisitado por ele.
É, na verdade, entender quais as demandas de cada um, entregando um serviço personalizado e que de fato transforme o seu cotidiano.
7) Acompanhe o disparo e performance da campanha
Com o layout da campanha criado, a ferramenta Segware Messenger permite que você dispare ou agende as campanhas, além de possibilitar o acompanhamento dos resultados dessa ação.
Lembrando que a campanha também pode ser enviada via Push para o aplicativo MySecurity, permitindo, inclusive, que sejam adicionados links para ações com o cliente, como:
• Pesquisa de satisfação;
• Formulário do Google Forms para indicação de clientes;
• Link do seu site, imagens, etc.
Está pronto para realizar a sua primeira campanha e otimizar o relacionamento com clientes na segurança eletrônica?
Dentre as características essenciais de boas campanhas de comunicação para segurança eletrônica, colocar o consumidor como protagonista das soluções desenvolvidas pela empresa é a que mais merece destaque.
Arrisque-se, sempre observando o potencial do seu produto ou serviço frente ao que os clientes demandam.
Notícias Relacionadas
Outsourcing de mobilidade expande no mercado de segurança
Solução conta com aparelhos de fabricação própria e sistema de gestão e controle de smartphones corporativos Por Fernanda Ferreira A…
Clube da Segurança proporciona uma imersão na cultura e experiência da Disney
Evento exclusivo contou com a palestra de um colaborador que atua há 7 anos na área de segurança de um…
Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente
Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…