5 motivos para utilizar o controle de acesso na sua empresa

Antecipadas por filmes de ficção científica, as tecnologias futuristas estão deixando de fazer parte do imaginário das pessoas para transformar a realidade. Esse salto tecnológico dado nos últimos anos fez com que atividades comuns do dia a dia, seja no ambiente de trabalho, em casa ou nas ruas, se tornassem mais simples e mais práticas.

O controle de acesso é uma parte integrante desse movimento. Essa solução permite o monitoramento total sobre a circulação de pessoas a ambientes internos e externos de uma empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso acontece por meio de diversas formas, como a digitação de senha pré-determinada, cartão de proximidade, biometria digital e a inovadora biometria facial.

A controladora tem se tornado um item importante de segurança para muitos ramos de atuação do mercado por ter um ótimo custo-benefício e uma grande efetividade. Confira os cinco principais motivos para instalar um sistema de controle de acesso:

Controle de fluxo
É possível gerenciar o acesso de pessoas e/ou veículos em determinados períodos, dias e horários. Além de padronizar a forma de como colaboradores e visitantes acessam os ambientes, inviabilizando a circulação de pessoas não autorizadas em locais predeterminados.

Proteção
Os sistemas de controle de acesso da Intelbras, por exemplo, utilizam “chaves” eletrônicas que eliminam a geração de cópias. O seu sistema eletrônico permite bloquear imediatamente o acesso de um código ou cartão, sem a necessidade da mudança física no sistema, apenas via software.

Custo Benefício
Com produtos de baixo custo de instalação e de manutenção, há soluções de controle de acesso que se adequam ao tamanho e ao porte de qualquer local, atendendo assim as necessidades individuais de cada cliente.

Contra fraude/roubo
A possibilidade de fraudes ou falsificações são muito menores no sistema de controle de acesso, ainda mais se a solução instalada possuir o controle por meio da biometria digital ou biometria facial, duas tecnologias extremamente seguras.

Relatório
Algumas soluções armazenam a as informações de entrada e saída de ambientes, qual o horário e a quantidade de vezes, sendo fundamental para empresas que necessitam manter o sigilo de dados ou a segurança de bens físicos ou humanos.

Além disse, as controladoras são divididas em dois tipso de modelos:

• Solução sem software
Indicado para locais com pequena ou média circulação de pessoas e que não exigem um gerenciamento instantâneo das entradas e saídas, apenas o controle de usuários já cadastrados. A solução sem software possui produtos stand alone, que realizam o gerenciamento de forma independente, sem a necessidade de softwares para realizar o controle de acesso.

• Solução com software
Ideal para locais de média a grande circulação de pessoas e que exigem um controle maior, mais detalhado e gerenciável. Com a solução, pode-se bloquear ou liberar imediatamente o acesso sem a necessidade da mudança física, apenas via software. A sua instalação é um pouco mais complexa por exigir uma infraestrutura de rede (TCP/IP), mas oferece uma solução com produtos que trabalham de forma integrada, prática e eficiente.

Notícias Relacionadas

Cases

Grupo Unidasul adota solução óptica Furukawa em centro de distribuição e em novas unidades no Rio Grande do Sul

Com a expansão de sua rede de supermercados Rissul e de atacarejos Macromix pelo estado do Rio Grande do Sul,…

Destaque

Datacenters precisam de vigilância RSA para garantir segurança

Esta ferramenta do Genetec Security Center combinado ao uso dos sensores existentes ajuda a lidar proativamente com ameaças antes que…

Destaque

Como a tecnologia pode aprimorar a segurança em cidades inteligentes?

Apesar de o conceito de cidade inteligente ser relativamente recente, ele já se consolidou como assunto fundamental na discussão da…