10 estratégias para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo

Por Engº Kleber Reis

Viver em um mundo cada vez mais globalizado e conectado significa estar imerso em mercados cada vez mais competitivos, e nosso mercado de segurança vive este momento intensamente.

Seja sob o ponto de vista da tecnologia ou serviços, as empresas enfrentam desafios constantes para se destacarem e ganharem a preferência dos clientes, tanto na atuação B2B, B2C ou B2B2C, como temos visto na cadeia de fabricantes, distribuidores, integradores, revendas, instaladores, empresas de segurança física, rastreamento, monitoramento, portaria remota, transporte de valores, limpeza e facilities. A diferenciação é a chave para, não apenas sobreviver, mas prosperar nesse cenário.

Neste artigo, exploro 10 dicas essenciais para se destacar no mercado e conquistar sua vantagem competitiva, com exemplos práticos de como as aplico no meu dia a dia.

1. CONHEÇA PROFUNDAMENTE O SEU PÚBLICO-ALVO

O primeiro passo para se diferenciar é compreender profundamente as necessidades, desejos e preferências do seu público- alvo. Quando fundamos a Ôguen e decidimos que os integradores seriam os nossos parceiros estratégicos na cadeia de negócios, eu não só conhecia profundamente como havia sido integrador por 25 anos e sentia na minha pele as dores.

Mas se você leitor não tiver um sócio ou colaborador que conheça com profundidade e esteja disposto a colaborar nesta missão, realize pesquisas de mercado, colete dados e utilize análises para criar personas elaboradas. Quanto melhor você entender seu público, mais direcionadas serão suas estratégias de diferenciação, e no nosso mercado de segurança ainda contamos com o CT Hub, que reúne o ecossistema completo e colabora física e digitalmente com os expositores e gestores das maiores companhias do país.

2. OFEREÇA VALOR REAL

A criação de valor é fundamental. Ofereça produtos ou serviços que solucionem problemas reais do seu público-alvo. Certifique-se de que sua oferta seja superior em qualidade, eficiência ou conveniência em comparação com as alternativas disponíveis ou, como no caso da Ôguen, que resolvam problemas de forma disruptiva. Em situações adversas que antes nenhuma tecnologia existente conseguia resolver, hoje os radares israelenses da Magos, as minas eletrônicas da SensoGuard e os drones in box cabeados da Easy Aerial têm entregado excelentes resultados.

3. INOVE CONSTANTEMENTE

A inovação é mais do que nunca um fator-chave para se destacar. Mantenha-se atualizado com as últimas tendências do mercado e esteja aberto a adotar novas tecnologias e abordagens. Inovação vai muito além da melhoria ou lançamento de novos produtos no portfólio, passando pela melhoria de processos internos (como o exemplo da Toyota com o Lean Manufacturing), parcerias estratégicas, modelos de feedback e interação, modelos de negócios (como SaaS e TaaS), agenciamento, plataforma dinâmica de negócios e demais.

Ao inovar regularmente, você demonstra que está em constante evolução e comprometido com a melhoria contínua de seu produto e/ou serviço.

Mais uma vez vale ressaltar a importância do CT Hub e sua contribuição neste processo, inovando na forma de se comunicar com nosso mercado e expor o que há de mais moderno em termos de produtos e serviços.

4. PERSONALIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Proporcione uma experiência excepcional ao cliente. Personalize o atendimento, adapte-se às preferências individuais e crie relacionamentos duradouros. Clientes satisfeitos não apenas voltarão, mas também indicarão seus produtos ou serviços para outros, tornando-se promotores da solução e da empresa. Medir este nível de satisfação e engajamento com NPS (Net Promoter Score) ou outra ferramenta também é de suma importância, para evitar surpresas e analisar sua evolução na linha do tempo.

Também utilizamos na Ôguen o termo Encantamento, ou efeito “Uau!”, entregando mais do que o alinhado, além do esperado, surpreendendo positivamente o cliente e parceiros em suas expectativas.

5. FOCO NA QUALIDADE

Há quem diga que qualidade não é mais um diferencial, mas sim obrigação. Em um mercado ainda de muitas promessas e características técnicas “nominais” que são diferentes da realidade, da entrega, certifique-se que seus produtos ou serviços sejam consistentemente superiores. Isso construirá uma confiança sólida e estabelecerá confiança com os consumidores e parceiros.

Na Ôguen as tecnologias têm origem e padrão militar israelense, apesar de serem utilizadas cotidianamente em aplicações civis aqui no Brasil, e entregam qualidade muito superiores ao padrão de mercado, suportando condições extremas 24 horas por dia.

6. ESTRATÉGIA DE PREÇOS INTELIGENTES

Uma estratégia de preços pode ser um diferencial eficaz. Isso não significa necessariamente ter preços mais baixos, mas sim oferecer um valor percebido que justifique os preços praticados. Isso pode ser alcançado por meio de recursos exclusivos, pacotes diferenciados, extras gratuitos ou ainda senso de pertencimento por parte de clientes e parceiros a um grupo seleto, diferenciado, exclusivo.

Quando na Ôguen mudamos a abordagem do preço dos radares para o metro quadrado protegido mais barato do mercado, deixamos de ser percebidos como sensores “caros” e passamos a ser acessíveis a todos os públicos e verticais, sem alterar o preço do produto em si.

7. MARKETING CRIATIVO E AUTÊNTICO

Destaque-se por meio de campanhas de marketing criativas e autênticas. Conte a história de sua marca, comunique seus valores e crie conexões emocionais com os clientes. Um marketing diferenciado irá gerar um interesse genuíno e duradouro, criando uma identificação com a marca.

Além disso, compartilhar conhecimentos valiosos por meio do marketing de conteúdo pode estabelecer sua marca como uma autoridade em seu setor. Isso não apenas atrai clientes, mas também os mantém engajados e focados no que você oferece.

A Revista Segurança Eletrônica e o CT Hub foram fundamentais para o posicionamento da Ôguen desde a sua concepção até a liderança nacional.

8. SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Hoje em dia, os consumidores valorizam empresas que demonstram responsabilidade social e ambiental. Integre práticas sustentáveis em suas operações e comunique esses esforços de maneira transparente. Isso pode atrair um segmento de clientes que prioriza a consciência social.

Na Ôguen, ESG (Environmental, Social and Governance – Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa) está presente em toda a cadeia de negócios entre Israel e o Brasil, e estende-se aos nossos parceiros de negócios e clientes.

9. EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Um atendimento excepcional pode ser um diferencial substancial. Treine sua equipe para ser cortês, prestativa e focada na resolução de problemas. A maneira como você trata os clientes certamente influenciará na decisão final de escolher você ou o seu concorrente.

Desde o atendimento ao cliente até a facilidade de uso de seus produtos, cada interação deve ser projetada para surpreender e encantar seus clientes.

10. ACOMPANHE E ADAPTE-SE

Por fim, esteja sempre monitorando o mercado, avaliando o desempenho de suas estratégias de diferenciação e ajustando conforme necessário. O ambiente competitivo está em constante mudança, e a capacidade de se adaptar é crucial para se manter relevante.

A diferenciação é a chave para se destacar e conquistar a lealdade dos clientes. Ao adotar essas estratégias, as empresas podem criar uma vantagem competitiva sólida e estabelecerem-se em posições de destaque frente à concorrência.

E você? Me conte o que você tem feito na sua empresa para se diferenciar? Envie um direct no Instagram @engkleberreis e seu case poderá estar no próximo artigo.

Engº Kleber Reis
Sócio Diretor na Ôguen Tecnologias, Co-Investidor e membro de Comitê na Bossa Invest, Investidor & Partner na Aeroscan, Investidor Captable, Sócio-Investidor no CT Hub, Apresentador do Coffee Talks.

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