Videomonitoramento inteligente: análise, redução de custos e segurança

Por Maurício Ciaccio

A violência no Brasil, infelizmente, nos custa caro. Os últimos dados Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostram que os gastos com segurança privada e seguros somaram R$ 112 bilhões. Só o mercado de segurança eletrônica faturou R$ 6,04 bilhões no país no período, conforme a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).

Para manter seguro seu patrimônio, e sem precisar desembolsar tantos recursos, uma alternativa viável e eficaz é optar por sistemas de monitoramento de eventos com gatilhos inteligentes. Enviando as imagens para uma única central para uma avaliação mais proativa e eficiente, analíticos de vídeo otimizam o trabalho dos operadores, pois a inteligência artificial é programada para detectar ações cem diversos cenários e gerar alertas imediatos assim que um evento de risco ocorre, dentro ou fora do horário comercial, com isso o monitoramento é feito de uma forma mais ativa e não reativa.

Assim sendo, até mesmos os custos com vigilantes são melhor alocados para que sejam proativos, evitando que um crime ocorra e agilizando a resposta ao delito. Isso acaba aumentando as chances de prisão dos criminosos e a eficácia da investigação pois vídeos de alta qualidade complementam a verificação de sinistros, pois as imagens digitais e em são muito mais nítidas e podem ser vistas centenas de vezes sem a perda de qualidade. Vale também ressaltar que todo o planejamento também prevê o aproveitamento de recursos e equipamentos legados utilizados pelo cliente, diminuindo gastos e potencializando soluções que a empresa já está familiarizada.

Desenvolver uma estratégia analítica de vídeo auxilia na detecção de movimentos como transposição de linha definidas e marcação de área para intrusão, bem como movimentações abruptas que podem ser consideradas suspeitas. Todas as informações geradas são processadas por uma Central de Comando e Controle que funciona 24×7 e armazenadas de forma redundante para garantir a análise completa da atividade, além de gerar relatórios. Cada evento pode ter automaticamente um protocolo de atuação, ajudando o operador no efetivo tratamento da ocorrência

Proteger a empresa é fundamental, assim como manter protegido quem trabalha e quem transita por ela. A tecnologia para otimizar estes processos existe, é acessível e é uma grande aliada para garantir a segurança das pessoas.

Maurício Ciaccio é Diretor Comercial Região Sudeste da Avantia

Notícias Relacionadas

Segurança Eletrônica

Giga apresenta linha de acessórios completa para CFTV

No último ano, a Giga Security iniciou sua entrada no mercado de acessórios de CFTV e para sistemas de segurança…

Destaque

Telcabos fecha parceria com a Motorola Security para distribuição de produtos de CFTV

A Motorola Security, empresa do grupo Motorola que está presente no mercado há mais de 90 anos, fechou uma parceria…

Em Foco

Em Foco com Papo Segurança: Aprendendo sobre segurança eletrônica no Youtube

“Seja bem-vindo ao canal Papo Segurança, a aula de hoje será sobre…”. É com essa frase introdutória que o consultor…