Shopping Pátio Paulista moderniza sistema de videovigilância com soluções IP da Hikvision

A fim de modernizar seu sistema de vídeo monitoramento, o Shopping Pátio Paulista, localizado na cidade de São Paulo, adquiriu 436 câmeras IP e NVRs da Hikvision. O projeto para monitoramento interno, externo e dos arredores do shopping envolveu equipamentos de diversos modelos para atender às necessidades específicas de cada ambiente, resultando em um sistema mais ágil e inteligente, com monitoramento em tempo real e maior qualidade e nitidez das imagens.

De acordo com o Joaquim Torres, presidente da World Net IP Call do Brasil, responsável pela implantação do novo sistema, antes deste projeto, toda área do shopping era monitorada por câmeras analógicas. “O Pátio Paulista optou por investir na modernização do sistema a partir do conhecimento de projetos de sistemas de CFTV  com equipamentos da Hikvision, projetados e implementados pela World Net. Eles identificaram agilidade do sistema, qualidade das imagens, tanto em tempo real quanto nas gravações, bem como as possibilidades dos analíticos embarcados nos equipamentos”, contou.

Além disso, segundo Joaquim Torres, outro fator decisivo foi a possibilidade de integração com outros sistemas de automação já instalados, como: sistemas de controle de acesso, sistemas de pânico, controles da CAG (Controladoria e Auditoria Geral), alarmes, entre outros. “Os resultados satisfatórios dos projetos anteriores foram determinantes para a escolha pela Hikvision neste projeto”, afirmou Torres.

Ainda de acordo com o integrador, projetos de CFTV para shoppings centers são muito específicos, pois é preciso conhecer bem a dinâmica e logística de seu funcionamento, bem como objetivar o projeto visando a segurança, sendo o maior desafio projetar os sistemas de monitoramento e controle de acesso em um ambiente de grande circulação de pessoas. “Temos a população fixa do shopping, que são os funcionários das lojas, funcionários de manutenção e limpeza e pessoal da segurança; os fornecedores de mercadorias que acessam o shopping pelas docas para abastecer as lojas de diversos segmentos, como joalherias, instituições financeiras, casas lotéricas, praça de alimentação, entre outras; além do cliente. Tudo isso influência na elaboração e execução do projeto, que monitora toda essa população e o patrimônio do empreendimento 24 horas por dia, sete dias por semana”, explicou.

A implantação do novo sistema foi realizada em 130 dias, durante à noite. As câmeras da Hikvision foram posicionadas em locais estratégicos, bem como a central de monitoramento e sua redundância. A primeira abordagem visual do empreendimento se dá pelos acessos externos, então foram instaladas câmeras de alta resolução para controle da movimentação dos arredores (ruas, calçadas e portas de acesso). A segunda abordagem visual prioriza o acesso ao interior do shopping, local no qual foram instaladas câmeras com capacidade para identificar com clareza pessoas e veículos. Na sequência, foram instaladas câmeras de alta resolução nos corredores das lojas e acessos aos outros andares (elevadores e escadas) para total domínio da circulação de pessoas.

“Procuramos sempre abordar pontos considerados de maior risco com câmeras fixas, como joalherias, lojas de eletrônicos, lotéricas, instituições financeiras, entre outros. Para isso, instalamos câmeras dedicadas a este objetivo, voltadas para os acessos desses estabelecimentos e com parcial visualização de seus interiores e vitrines. Partindo desse raciocínio, seguimos com as câmeras PTZ IP que nos permitem a aproximação de objetos e pessoas por meio de zoom óptico, trazendo detalhes importantes do ambiente monitorado. Da mesma forma, consideramos a importância de áreas como praça de alimentação, cinemas e restaurantes, onde nos atentamos às pessoas distraídas fazendo suas refeições e deixando suas bolsas e demais pertences pendurados nos encostos dos assentos. Para um monitoramento eficiente, contamos com várias câmeras fixas de alta resolução, que cobrem todas as mesas e passagens desses ambientes, sem dispensar a instalação de câmeras PTZ IP para uma maior aproximação e visualização perfeita do ambiente”, contou Torres.

O monitoramento do Shopping Pátio Paulista é feito por uma equipe de supervisores de segurança e seus subordinados. São pessoas treinadas em vigilância patrimonial e de monitoramento que realizaram operações assistidas e treinamentos distintos, de acordo com as funções na hierarquia da empresa.

Para Álvaro de Souza, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Hikvision, este é um projeto referência para o mercado. “A nossa equipe de engenharia auxiliou o integrador na concepção do sistema, dimensionando os melhores produtos voltados à aplicação. A Hikvision sempre busca beneficiar toda a cadeia de envolvidos em um projeto, do integrador ao cliente final, tornando as mais complexas soluções técnica e economicamente viáveis”, afirmou.

Equipamentos adquiridos
Dentre as 436 câmeras Hikvision adquiridas pelo Shopping Pátio Paulista, estão os modelos: Mini Dome fixa de 3MP; Dome Varifocal de 3MP; Speed Dome IP de 2MP; Mini Bullet IP fixa de 3MP; Bullet Varifocal IP 3MP e câmeras PTZ IP. Já com relação ao processamento das imagens, foram usados NVRs modelo DS-96128/256NI-F16(-F24)(/H), de última geração.

Notícias Relacionadas

Em Foco

Em Foco com Segware: Tecnologia e inovação no DNA

Com a chegada de novos sócios, a Segware planeja expandir e internacionalizar a marca para países como Estados Unidos e…

Segurança Eletrônica

ISC Brasil apresenta soluções de segurança e monitoramento por câmeras baseadas em inteligência artificial

Imagens em alta definição, vigilância de vídeo por meio de inteligência artificial, monitoramento de imagens ao vivo com sensor de…

Artigos

Você é gestor, mas conhece a fundo seu negócio?

Por Marcelo Teixeira O gestor sempre conhece o seu negócio. Parece óbvio, não é? Nem sempre. Para muitas empresas –…