Segurança residencial como tendência

O apresentador do programa Pânico na Band, Rodrigo Scarpa (Vesgo), abre a sua casa e mostra os sistemas de automação e segurança que utiliza para gerenciar a sua residência e como essas soluções (controle de acesso, alarme e monitoramento por câmeras) auxiliam no seu dia a dia

Por Fernanda Ferreira

A segurança eletrônica residencial tem estado cada vez mais presente nas casas dos brasileiros. Soluções que antes eram utilizadas apenas em setores comerciais, hoje fazem parte também de casas, apartamentos e condomínios.

Seguindo essa tendência, o apresentador de TV, humorista e repórter Rodrigo Scarpa, mais conhecido por seu personagem Repórter Vesgo do programa Pânico na Band, começou a procurar soluções para automatizar a sua casa e melhorar a segurança. “No meu apartamento a porta é blindada e a chave é muito grande e incômoda. Perdi todas as cópias e quando fui tentar replicar, não consegui, porque a chave era fabricada na Itália, tive que ficar revezando a única cópia que sobrou com a minha mulher”, explicou Rodrigo.

Segundo a esposa do apresentador, Gabriela Baptista, eles tentaram trocar diversas vezes a fechadura por um sistema digital, mas nenhuma empresa conseguia atendê-los. “Chamamos muitas companhias para fazer algo mais inovador nas portas para não ter que ficar carregando chave. Foi assim que descobrimos que eles faziam isso apenas para portas de até 4cm e não 6cm como é a nossa, a espessura é muito grossa. Por isso nós desistimos e começamos a revezar a chave, era muito ruim”, disse a engenheira.

Foi assim que Igor Pipolo, Master Dealer da empresa americana Alarm.com no Brasil, decidiu ajudar. Em parceria com o dealer de São Paulo, Marcio Martuscelli, da AlarmBR.com, aceitou o desafio de implantar a plataforma da Alarm.com no apartamento do humorista.

O projeto contemplou a instalação de duas fechaduras digitais – uma na porta social e outra na porta de serviço –, um sistema de alarme, sensores magnéticos, câmeras de monitoramento e uma central que faz o gerenciamento de todas essas soluções em uma única ferramenta.

“A grande sacada da Alarm.com é a integração das plataformas. No momento em que digito o código e o acesso é liberado, há um sensor magnético instalado na porta que identifica que ela foi aberta e já envia um sinal para a câmera, que imediatamente inicia a gravação. Por isso o Rodrigo tem essa integração fantástica com o alarme, as câmeras e a fechadura, permitindo que ele faça uma gestão eficiência da sua casa”, falou Igor Pipolo.

Automação aliada a segurança

Além de ter modernizado o sistema de acesso da residência, a plataforma também trouxe maior segurança para o repórter. “Eu falei sobre o uso de não ter mais a chave, mas o melhor de tudo isso, é que se entrar um invasor aqui, na mesma hora eu vou ser notificado, porque o aplicativo avisa por SMS quem entra e quem sai da minha casa. Para mim, o mais importante foi a segurança que o sistema me proporcionou”, disse Scarpa. “Eu recebo notificação do horário que a funcionária que realiza a limpeza do apartamento chega e vai embora, se entra algum prestador de serviço ou uma pessoa que eu não autorizei eu fico sabendo em tempo real, eu sei tudo o que acontece no meu apartamento”, completou.

    

Controle de Ponto

O sistema da Alarm.com também aposentou o controle de ponto que gerenciava o horário de entrada e saída da profissional da limpeza. “Como a nossa funcionária tem uma senha para entrar e sair do apartamento, nós conseguimos fazer o controle pela ferramenta. Aposentamos o cartão de ponto porque já fica registrado no aplicativo o horário que ela entra e sai e ainda com imagens em vídeo”, explicou Gabriela.

Como a plataforma funciona

A Alarm.com é uma ferramenta que realiza a automação e segurança residencial e comercial. Na plataforma é possível integrar câmeras de monitoramento e diversos sensores, permitindo vigiar em tempo real o ambiente, gravar e armazenas essas imagens; controlar remotamente os principais pontos de acesso, como fechaduras e portas de garagem; administrar os gastos com energia (termostato e luzes); transmitir alertas via e-mail e mensagens de texto; entre outros serviços. Todas as soluções podem ser gerenciadas de forma remota via smartphone, tablet ou computador.

Além disso, toda a conexão é dedicada, dessa forma, mesmo que a linha telefônica seja cortada, a Internet desconectada ou ocorra falta de energia elétrica a plataforma continuará protegida, conectada e segura.

“Eu tinha que carregar uma chave enorme, mas as pessoas que carregam chaves normais também não precisam mais disso. Essa solução é muito boa para qualquer pessoa, só precisamos estar com o celular, e nós já fazemos tudo pelo smartphone mesmo, então fica centralizado”, disse Rodrigo.

Pipolo explica que caso haja a perda do celular, é possível bloquear tudo de forma remota. “É só entrar no nosso site, inserir o login e a senha, e bloquear imediatamente o acesso as fechaduras e outros dispositivos integrados. Para reativar, é só redefinir uma nova senha e o sistema volta a funcionar.

Notícias Relacionadas

Destaque

CDVI participa de um ciclo de palestras da FMU para alunos de Telecom e TI

No dia 13 de novembro a CDVI participou do ciclo de palestras promovida por professores e coordenadores dos cursos de…

Destaque

Evento Soluções de Segurança terá palestras técnicas e debates; inscrição gratuita

Acontece no dia 29 de novembro (quarta-feira), em São Paulo, o último encontro do ano organizado pela Revista Segurança Eletrônica….