Segurança empresarial de alto padrão

Localizado no coração econômico da Zona Oeste de São Paulo, o condomínio Amazônia Empresarial buscou um sistema de segurança completo e um projeto totalmente integrado para aumentar a segurança dos usuários e visitantes e agilizar os processos, desde a validação da entrada até a chegada aos escritórios

Por Fernanda Ferreira

Localizado em Alphaville, em um dos bairros mais nobres de São Paulo, e com um projeto imponente e ousado, o Amazônia Empresarial foi inaugurado em maio de 2017 pela construtora e incorporadora MPD. Trata-se de um condomínio empresarial que conta com 18 andares com até 1.200 m² cada andar, sala de convenções, lojas no térreo e heliponto, somando uma área total de aproximadamente 34 mil metros quadrados. O projeto foi desenvolvido para ser sustentável e pronto para o futuro, com medidas que colaboram para a redução de consumo de energia, água, emissão de poluentes, descarte incorreto de lixo e resíduos, entre outras ações.

Outro importante fator que a MPD se preocupou foi em implantar um sistema de segurança completo para o condomínio, que geralmente é de responsabilidade da administração do edifício. A ALDEP Sistemas de Segurança foi a empresa escolhida pela incorporadora para realizar essa missão, a integradora possui mais de 1800 projetos implementados e monitora diariamente cerca de 22 mil pessoas.

Para compor o sistema de segurança das áreas comuns do condomínio foi utilizado cerca de 50 câmeras IP da marca Intelbras, modelos Bullet, dome e speed dome que gravam em alta definição e são monitoradas 24h por dia de modo reativo.

Alarmes de intrusão foram instalados nas portas que dão acesso ao condomínio. O sistema é composto por central de alarme, receptores wireless e sensores magnéticos wireless.

Para o Sistema de Controle de Acesso, foram instaladas portas controladoras que liberam a entrada através de leitores de proximidade e reforçam ainda mais a segurança.

“O layout do prédio foi pensado na operação de segurança. Os visitantes que entram pela garagem só podem acessar o elevador que leva obrigatoriamente ao hall da recepção, onde será feita a identificação e cadastro e em seguida a liberação ao respectivo andar”, explicou Gilson Gomes, consultor de Segurança Eletrônica da ALDEP Sistemas de Segurança.

Cerca de 650 pessoas, fixas e flutuantes, passam pelos escritórios e lojas todos os dias. Para realizar a gestão dos acessos com segurança e eficiência, a ALDEP optou pelos Bloqueios Wolflap II, da marca Wolpac. Os cinco bloqueios foram integrados ao software de controle de acesso Truesafe da marca Maxtel, e também ao sistema de chamada de elevadores da Atlas.

“Quando o usuário é cadastrado na recepção, ele recebe um cartão, e no bloqueio Wolflap existe um monitor LCD que indica automaticamente o elevador que ele deve se dirigir, direcionando para o andar cadastrado na recepção”, relatou Gilson Gomes. “Isso direciona o público ao andar correto, evitando que as pessoas fiquem circulando indevidamente e com isso economiza energia”, completou.

Cancelas da marca AVC Sistemas foram instaladas na entrada e saída de veículos e estão integradas ao sistema de controle de acesso. Com o mesmo cartão de proximidade, é realizada a liberação nas cancelas da garagem e nos bloqueios do hall, e todos acessos controlados geram relatórios.

Também são realizadas rondas, principalmente em locais mais vulneráveis, de entrada e saída. Caso algum alarme seja disparado, uma mensagem é enviada para a central de monitoramento. Se o segurança ou o agente não souber a senha e contrassenha, é enviada uma viatura ao local para verificar o que está ocorrendo e depois é feito um relatório com o nome de quem atendeu, o que ocorreu, imagens, entre outras informações.

A ALDEP também implantou um sistema de interfonia em todos os 18 andares, áreas comuns, técnicas e em todos os banheiros PNE (Portadores de Necessidades Especiais). São interfones da marca Intelbras, com possibilidade de ligar para qualquer área técnica, como estacionamento e administração, e também receber todas as informações da recepção, como emergências e visitas.

MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA

O suporte e a manutenção dos equipamentos instalados são um dos mais importantes fatores após todo o projeto de segurança estar finalizado. Para facilitar esse processo, a ALDEP disponibiliza aos técnicos o seu aplicativo, onde é registrado e fotografado em tempo real o problema e após efetuada a manutenção é documentado novamente o registro com imagens.

A manutenção preventiva faz uma vistoria em todos os equipamentos, o que aumenta a vida útil das soluções. Já a manutenção corretiva é feita em até 24h. Também disponibilizam uma manutenção remota, ou seja, podem prestar o atendimento sem a necessidade de deslocamento de um técnico, com isso resolve-se o problema de maneira rápida e descomplicada, através de um aplicativo instalado no computador principal dos sistemas de controle de acesso e CFTV IP. Assim, diversos chamados são resolvidos a distância em prazos extremamente curtos.

“Contratamos a ALDEP porque é importante, além do contrato de implantação, ter um contrato de manutenção com uma empresa especializada em Sistema de Segurança Eletrônica, para manter a qualidade e bom funcionamento de todos os equipamentos, e estou muito feliz pelo atendimento. Trabalhei em oito empreendimentos em São Paulo e ainda não conhecia a ALDEP, mas quando vi a parte de equipamentos instalados, a qualidade das marcas, dos produtos e da mão de obra, gostei muito e por isso dei a preferência em contratá- los. Estamos há um ano e dois meses com a ALDEP, eles têm um cronograma mensal, relatório digital de ordem de serviço, mostram o que estão fazendo, são transparentes, o atendimento é excelente. Eu estou contente de verdade”, declarou Antônio Marcos, gerente Predial da Hersil, empresa que administra o condomínio Amazônia.

Notícias Relacionadas

Segurança Eletrônica

Giga apresenta linha de acessórios completa para CFTV

No último ano, a Giga Security iniciou sua entrada no mercado de acessórios de CFTV e para sistemas de segurança…

Destaque

Telcabos fecha parceria com a Motorola Security para distribuição de produtos de CFTV

A Motorola Security, empresa do grupo Motorola que está presente no mercado há mais de 90 anos, fechou uma parceria…

Em Foco

Em Foco com Papo Segurança: Aprendendo sobre segurança eletrônica no Youtube

“Seja bem-vindo ao canal Papo Segurança, a aula de hoje será sobre…”. É com essa frase introdutória que o consultor…