R&M fará a estrutura de cabeamento do novo aeroporto de Istambul, fornecendo mais de seis mil quilômetros de cabo

O novo aeroporto de İstambul, na Turquia, está sendo construído sobre uma área de 76,5 milhões de metros quadrados ao norte da cidade e será executado em quatro fases. A primeira etapa será finalizada em 2018 com a abertura de duas pistas e um terminal com capacidade para 90 milhões de passageiros. Uma vez concluído, o novo aeroporto irá fornecer opções de vôos para mais de 350 destinos com uma capacidade anual de passageiros de até 200 milhões. Após a conclusão das quatro fases, o İstanbul New Airport terá seis pistas ativas, 250 aeronaves e estacionamentos para 18 mil carros.

Com o aumento da utilização e dependência dos sistemas de TI nas modernas viagens aéreas, uma rede de cabeamento de alto desempenho é a plataforma crítica para todas as telecomunicações internas e externas do aeroporto, além de outras aplicações e serviços operacionais.

Para a realização dessa etapa do projeto, a R&M fornecerá 4.500km de cobre e mais de 1.600km de cabos de fibra óptica para o projeto. A companhia pretende concluir a instalação da infraestrutura de cabeamento no primeiro trimestre de 2018. Essa rede de cabeamento de alto desempenho conectará e apoiará os principais sistemas aeroportuários, incluindo a infraestrutura de TIC para segurança, polícia e alfândega. Cada um desses sistemas exigiu a personalização do cabeamento, incluindo codificação de cores específicas. No total, o número de portas RJ45 instaladas excederá já 90 mil na primeira fase do projeto.

A İGA, empresa que construiu o novo aeroporto, projetou sua infraestrutura de centro de dados de missão crítica com os produtos mais recentes da R& , incluindo o Netscale, a solução de gerenciamento de cabos de fibra de alta densidade do mundo. Dada a imensa escala do aeroporto, a R&M também forneceu a sua solução de gerenciamento de infraestrutura automatizada, o R&MinteliPhy, que centraliza e automatiza toda a infraestrutura de cabeamento. Isso simplifica o gerenciamento e permitirá que o time de TI da İGA torne rapidamente e convenientemente a rede, conforme necessário.

No total, foram selecionados 45 produtos R&M diferentes para o projeto. “Temos mais de 50 anos de experiência no mercado de TIC. Projetos como o İstanbul New Airport nos oferecem a oportunidade de criar um valor agregado real ao desenvolver produtos personalizados que atendam às necessidades específicas do cliente”, disse Michel Riva, CEO da R&M. “A infraestrutura de cabeamento geralmente possui ciclos de atualização de 20 anos, de modo que a confiabilidade da rede é extremamente dependente de produtos com qualidade testada. Para um negócio de 24 horas, a maior confiabilidade do aeroporto de Istambul é essencial, pois qualquer tempo de inatividade pode afetar significativamente as operações e os passageiros”, explicou.

Principais critérios de seleção para o parceiro de cabeamento

Explicando sua decisão de selecionar a R&M para o projeto, Ersin İnankul, CIO da İGA, menciona que İstanbul New Airport será o maior do mundo. O novo aeroporto será o primeiro com certificado TIER 3 e o primeiro totalmente digital. “Estamos desenvolvendo muitas soluções inovadoras e nosso aeroporto será um ponto de referência tecnológico. Começamos nosso trabalho com o cabeamento, pois é a base para toda a infraestrutura em execução. O sistema de anúncio, alarmes de incêndio, câmeras, sistemas de acesso a cartões, gerenciamento de vôo, sistemas ATC serão executados nos cabos de cobre resistentes ao fogo da R&M.

İnankul mencionou que a eliminação da interferência do sinal através da transmissão e o alto desempenho do cabeamento são áreas críticas em que a qualidade do cabeamento da R&M é um benefício fundamental. “Nós não tivemos nenhum problema nos o testes que fizemos nos laboratórios da R&M em sua sede na Suíça, ou em nossos testes no campo. Podemos, portanto, executar 9 mil câmeras CCTV e 3.000 Switches no sistema de cabeamento R&M em tempo real com confiança de que serão protegidos contra qualquer interferência ou perda de transmissão”, concluiu Ersin.

Notícias Relacionadas

Destaque

CDVI participa de um ciclo de palestras da FMU para alunos de Telecom e TI

No dia 13 de novembro a CDVI participou do ciclo de palestras promovida por professores e coordenadores dos cursos de…

Destaque

Evento Soluções de Segurança terá palestras técnicas e debates; inscrição gratuita

Acontece no dia 29 de novembro (quarta-feira), em São Paulo, o último encontro do ano organizado pela Revista Segurança Eletrônica….